Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Estado do Rio está em bandeira verde pela quarta semana consecutiva

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Das nove regiões do estado, cinco estão com risco muito baixo e quatro com risco baixo para a doença
Foto: Gustavo Stephan
Praia de Icaraí cheia de pessoas no calçadão. Foto de leitor

A 75ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (1) pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que, pela quarta semana consecutiva, o estado do Rio de Janeiro está em bandeira verde, que corresponde a risco muito baixo para Covid-19. Niterói, inserida na Região Metropolitana II também está em bandeira verde. A análise faz a comparação da décima segunda semana epidemiológica deste ano (SE 12), de 20 a 26 de março, com a décima semana (SE 10), de 6 a 12 de março.

Leia mais: Niterói terá quarta dose da vacina contra Covid para idosos na segunda-feira (4)

O mapa desta semana mostra que a região da Baía de Ilha Grande, Metropolitana I, Metropolitana II, Norte e Baixada Litorânea, se encontram com bandeira verde (risco muito baixo). As regiões do Médio Paraíba, Serrana, Centro Sul e Noroeste permaneceram com bandeira amarela (risco baixo).

– Apesar do cenário mais tranquilo, precisamos continuar avançando na vacinação contra a Covid-19. Quem ainda não tomou a dose de reforço deve procurar um posto de saúde para receber a imunização o quanto antes – ressalta o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

No período analisado, o número de internações caiu 85%, saindo de 53, na SE 10, para 8, na SE 12. Os óbitos reduziram 68,2%, passando de 66, na SE 10, para 21, na SE 12. Os indicadores apontaram que, no período de 22 a 29 de março, a taxa de positividade para SARS-CoV-2 em testes RT-PCR foi de 2%. Na última quinta-feira (31), a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 estava em 23,9% para UTI e 14,8% para enfermaria.

A média móvel de atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 24 a 30 de março foi de 361 casos. O dado corresponde a uma queda de 7,8% nos atendimentos de síndrome gripal nos últimos 14 dias. Nesta edição do mapa de risco foram registrados 15 municípios classificados em risco muito baixo (bandeira verde) e 77 municípios em risco baixo (bandeira amarela).

Mudança na divulgação de dados epidemiológicos

A partir desta sexta-feira (1), a Secretaria de Estado de Saúde passa a atualizar os números de casos e óbitos e as taxas de ocupação de leitos no Painel Covid-19 do estado de segunda a sexta-feira. As informações relativas aos fins de semana e feriados serão disponibilizadas no portal no dia útil subsequente. A medida leva em conta o atual cenário epidemiológico da Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro, com baixa circulação do vírus.

Além da queda sustentada dos indicadores, um estudo realizado pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS) da SES apontou que os dados epidemiológicos da Covid-19 são comunicados pelos 92 municípios do estado em maior fluxo às quartas e quintas-feiras, o que reforça a decisão da equipe técnica em relação à atualização dos dados de segunda a sexta-feira.

A análise observou que, após dois anos de pandemia, as vigilâncias municipais já incorporaram o ritmo de notificações às suas rotinas. Dessa forma, o maior volume de dados é inserido no sistema durante a semana e em menor proporção aos fins de semana. Por isso, segundo a Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, a mudança não  impactará os dados epidemiológicos do estado, uma vez que, para análise dos cenários, são utilizados os registros por data de ocorrência.

COMPARTILHE