21 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Em Niterói, seis das sete praias da Baía de Guanabara estão impróprias para banho

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Apenas dois trechos da praia de Charitas receberam a bandeira verde; na Região Oceânica, todas estão limpas, segundo INEA
Praia de São Francisco é considerada imprópria para banho de mar. Foto: Gabriel Mansur
Praia de São Francisco é considerada imprópria para banho de mar. Foto: Gabriel Mansur

Seis das oito praias banhadas pela da Baía de Guanabara, em Niterói, estão impróprias para banhos de mar, conforme o último boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), divulgado nesta sexta-feira (24).

Apenas dois trechos da praia de Charitas receberam a bandeira verde, em frente à Avenida Quintino Bocaiúva (nº 233) e em frente à Igreja São Francisco. Ainda assim, o banho não é recomendável ao lado direito do Clube Naval.

Leia mais: Pesquisadores descobrem espécies de árvores com frutos comestíveis na Serra da Tiririca, em Niterói

Dos 18 pontos de coleta pesquisados nas praias da baía, 16 registraram índices de poluição acima do recomendável, no Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Jurujuba e até Adão e Eva.

A boa notícia é que todas as praias da Região Oceânica foram consideradas limpas, o que tem ocorrido desde o início do ano: Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. A testagem foi feita em 11 pontos de coleta, sempre dentro dos índices de balneabilidade.

Quem for aproveitá-las, no entanto, deverá tomar cuidado. Todas estarão com maré média a alta neste fim de semana, com ondas que variam de meio metro a 1,1 m, segundo informou o site Tide Chart.

O órgão de controle ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente considera impróprio o banho quando o último resultado é superior a 400 (NMP de Enterococos/100mL) ou se, nas últimas cinco campanhas, dois ou mais resultados forem superiores a 100 (NMP de Enterococos/100 mL).

COMPARTILHE