COMPARTILHE
Mais investimento em infraestrutura; calçadas com acessibilidade; aluguel social para jovens e ônibus tarifa zero foram algumas das promessas feitas pelos candidatos à prefeito de Niterói, nos últimos dias.
Leia mais: População do RJ começa a diminuir em 2028; Niterói é a cidade com mais idosos no estado
Esta semana, os jovens entraram em cena. Na quinta-feira (22), Bruno Lessa(Podemos), depois de um corpo a corpo no Ingá, panfletou em frente à Faculdade Anhanguera, no Centro.
– Muito bom conversar com os universitários e mostrar pra eles as minhas ideias para a nossa cidade. Eu costumo dizer que esta é a eleição mais importante das nossas gerações, porque vamos definir quem irá preparar Niterói para o momento em que a arrecadação de royalties começar a reduzir. Por isso, é preciso que haja mais investimentos em infraestrutura e para o futuro – afirmou Bruno Lessa.
Algumas horas mais tarde, no mesmo dia, próximo dali, em São Domingos, Rodrigo Neves (PDT) se encontrou com jovens integrantes de movimentos estudantis. Ao lado da vice na sua chapa, Isabel Swan (PV), do prefeito Axel Grael (PDT) e da deputada estadual Verônica Lima (PT), o candidato divulgou uma carta-compromisso com a juventude niteroiense.
– A juventude está aqui em peso para te apoiar e dizer que queremos escola e transporte de qualidade. E por isso estamos contigo – afirmou Hugo Silva, presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).
Em resposta, ouviu de Rodrigo Neves as seguintes promessas: “fazer muita política para a juventude; viabilizar o programa de aluguel social no Centro, para os jovens que estudam na UFF e viverem perto da Universidade; ampliar os programas educacionais e de acesso ao esporte e à cultura para a juventude”.
– Para vencer o extremismo, a ignorância, os aventureiros e proteger nossa aldeia, que é Niterói, só tem um jeito, é lutar até o dia 06 pelo voto no 12 – disse o candidato que, antes, esteve no Morro do Preventório, em Charitas.
O prefeito Axel Grael fez questão de enumerar os avanços sociais na cidade, voltados para os jovens e citou o programa Niterói Jovem Eco Social, Jovem Aprendiz, além das plataformas urbanas digitais e programas de esporte e cultura.
No encontro com Rodrigo Neves, estiveram presentes lideranças da União Nacional dos Estudantes (UNE), União da Juventude Socialista (UJS), Juventude Socialista do PDT, do Levante Popular da Juventude e do Grêmio Estudantil do Colégio Pedro II.
O candidato do PL Carlos Jordy, fez o lançamento da sua campanha na quinta-feira (22) em um evento no Clube Português de Niterói, no Ingá. Pelo registro nas suas redes sociais, suas agendas seguintes foram em caminhadas pelo Centro e Fonseca.
– A insatisfação com a atual gestão e o abandono da nossa cidade são explícitos. A população quer mudança. A cidade está abandonada. O cenário é de desordem urbana. As calçadas estão completamente destruídas. Vamos reformar todas as calçadas, padronizar, deixar as calçadas um brinco, inclusive com acessibilidade. Tem dinheiro para isso – prometeu durante panfletagem no Fonseca, onde chegou a fazer um pequeno comício, com direito a fala sendo feita em microfone.
A situação das calçadas também foi tema de Bruno Lessa com eleitores, em Icaraí, além das ruas mal iluminadas. Nesta sexta-feira (23), ao lado da vice na sua chapa, Bruna Doriel, o candidato voltou à Rua Ator Paulo Gustavo, em Icaraí.
– Os moradores de bairros como Icaraí, São Francisco, Santa Rosa e Ingá reclamam muito da falta de conservação das calçadas. Os idosos principalmente. São muitos buracos que causam tombos leves, mas também acidentes mais graves. A iluminação pública também tem sido uma queixa frequente – disse o candidato.
Bruno informou que em seu programa de governo, consta uma proposta específica sobre iluminação pública: a destinação de 100% dos recursos da Cosip para iluminação pública. Cosip é uma contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública, instituída em 2002, no município.
Bruno também prometeu promover Parceria Público Privada (PPP) da iluminação pública e, em quatro anos, ter toda a cidade iluminada em LED.
– Uma cidade mais iluminada é também uma cidade mais segura. Principalmente para os idosos e para nós, mulheres – afirmou Bruna Doriel.
Para a próxima semana, a principal agenda tende a ser na quinta-feira (29) quando será realizado o primeiro debate entre os candidatos, promovido pelo site G1. O encontro será a partir das 14h30, no Jardim Botânico, no Rio, com mediação do jornalista Edimilson Ávila.
Saúde, segurança pública, educação, transporte e gestão são os temas a serem abordados.
– Espero que aconteça o bom debate. Estou animada para provar que Niterói, com o orçamento de mais de R$ 6 bilhões, pode zerar as filas dos hospitais e ter a melhor saúde do Brasil, além de ser a cidade com o menor índice de depressão do país. Vamos voltar a ser referência em saúde e também em educação, segurança cidadã e sustentabilidade. Tudo isso com tarifa zero e empregabilidade – afirmou Talíria Petrone (PSOL).
Sábado (24)
Talíria Petrone (PSOL)
9h – Lançamento do Comitê do Felype Pinel no Caramujo
11h – Caminhada no Morro do Estado
9h às 17h – Adesivaço na Cantareira
16h – Reunião no Sapê com Apoiadores do candidato José Araújo
20h – Jantar com Apoiadores
Daniele Bornia (PSTU)
10h – Panfletagem no Terminal Rodoviário João Goulart, no centro.
Rodrigo Neves (PDT)
Caminhada no Caramujo (horário não informado)
Bruno Lessa (Podemos)
8h – Adesivaço na Região Oceânica, em frente à padaria Versalles, em Itaipu.
10h30 – Caminhada pela Avenida Central.
À tarde, o candidato participará de reuniões domiciliares.
Domingo (24)
Talíria Petrone (PSOL)
9h – Caminhada no Barreto
12h – Campeonato de Futebol no Bairro de Fátima
13h – Visita à Associação de Moradores da Boa Vista
14h – Aniversário em Camboinhas
Daniele bornia
A candidata passará o dia em reunião com equipe de campanha
Rodrigo Neves
Caminhada no Fonseca (horário não informado)
Burno Lessa
9h – Caminhada pela Rua São Januário, no Fonseca.
À tarde, o candidato terá agendas domiciliares
Os outros candidatos não informaram a agenda até o fechamento desta edição
As informações são fornecidas pelas respectivas campanhas e podem ter roteiro e horário alterados ao longo do dia
COMPARTILHE