Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Elizeth Cardoso será homenageada com exposição gratuita pelo Dia da Mulher

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Mostra conta um pouco da carreira da artista e apresenta fotografias, Lps, documentos e caricaturas feitas por artistas brasileiras
Divina Elizeth
Elizeth Cardoso por Synnöwe. Foto: Divulgação

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Sala Carlos Couto abre a primeira exposição do ano, “Divina Elizeth”, em homenagem a Elizeth Cardoso. A diretora da Sala, Teca Nicolau, convidou o cartunista e pesquisador Zé Graúna para, juntos, apresentarem 15 caricaturas, feitas por artistas brasileiras que desenharam versões diferentes da cantora sob a curadoria do cartunista. A abertura ao público vai ser nesta quarta-feira, 9 de março, das 11h às 16h.

Leia mais: ‘É nossa vez de dizer nossas questões’, diz artista às vésperas do Dia da Mulher

A mostra conta um pouco da carreira da artista e apresenta fotografias, Lps, documentos, discografia e caricaturas – cerca de 15, em versões diferentes da cantora, feitas por artistas brasileiras, que fazem parte do coletivo feminino Elas por Elas. Andréa Paula Stelling, Claudia Sobral, Fani Loss, Greice Silva, Joseane Santiago, Karina Pereira, Liz França, Maria Rita, Pribalima, Rosana Fávero Amorim, Synnöve, Thais Leal, Thamiris Freitas, Very Saiki e Yasmin Matos criaram caricaturas, retratos e ilustrações, cada uma na sua tecnica e estilo preferidos.

– Realizar essa exposição se dá pela importância de homenagear essa grande figura que foi Elizeth Cardoso. A cantora se destacava, não só no cenário da música, mas também em sua representatividade como mulher de sucesso no século XX. ‘A Divina’, ‘Enluarada’, ‘Noiva do Samba’, ‘Magnífica’ são alguns dos muitos apelidos que carregou e foram, ainda, o resultado de sua imponência e distinção como uma das maiores vozes do samba e da música brasileira como um todo. Assim, a Sala Carlos Couto não poderia deixar de homenagear essa mulher tão forte que significou e significa tanto para a cultura nacional – afirma a diretora da Sala Carlos Couto, Teca Nicolau.

Conhecida como “A Divina”, Elizeth (1920 – 1990) é considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira, além de uma das mais talentosas cantoras de todos os tempos, reverenciada pelo público e pela crítica nacional e internacional.

Para entrar na exposição, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto. A Sala Carlos Couto fica na Rua XV de Novembro, 35, no Centro de Niterói. A entrada é gratuita.

Serviço:

“Divina Elizeth”

Data de abertura: 9 de março (quarta-feira)

Horário: de terça a sexta-feira, das 11h às 16h

Local: Sala Carlos Couto

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35, Centro

Entrada Gratuita

COMPARTILHE