Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Eleições: Niterói teve menos abstenção no segundo turno

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Abstenção foi de 18,46% neste domingo, contra 19,30% do 1º turno. Município ficou abaixo da média do estado e do Brasil
Niterói teve menos abstenção do que no primeiro turno. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Niterói teve menos abstenção do que no primeiro turno. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Além de dar mais votos a Lula do que a Bolsonaro, Niterói registrou outro dado durante o segundo turno das eleições presidenciais: no município, a abstenção foi de 18,46%, contra uma média de 22,24% no estado e 20,59% no Brasil. O cenário polarizado do pleito foi retratado nas urnas eletrônicas, com apenas 1,22% de votos em branco e 2,69%, nulos.

A Seguir: “Proposta de paz” leva Lula ao Governo

O índice de abstenção na cidade neste segundo turno também foi menor do que o registrada no primeiro turno das eleições. Conforme consta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 74.946 pessoas, isto é, 18,46%, não compareceram às urnas eletrônicas.

Há quatro semanas, entretanto, foram registradas 78.326 abstenções, o que representou um recorde de ausentes desde 1998. Dos 405.415 eleitores aptos para votar, com 19,30% se absteram.

Lembrando que uma suposta ação do Exército, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, realizada neste domingo (30), na saída da Ponte Rio-Niterói, no sentido Niterói, provocou engarrafamento atípico para chegar no município. Nada, no entanto, que impedisse os eleitores de cumprirem seu direito como cidadãos.

Lula tem maioria no município

Eleito para seu terceiro mandato como presidente da República, o petista Luiz Inácio Lula da Silva recebeu mais votos que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) em Niterói, repetindo o resultado do 1º turno, quando ele também teve a maioria na cidade. Neste domingo, durante o segundo turno, o ex e agora futuro presidente do Brasil recebeu 162.882 votos (51,21%), ante 155.186 de Bolsonaro (48,79%). 

COMPARTILHE