Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

“Proposta de paz” leva Lula ao Governo

Por Luiz Claudio latgé
| aseguir@gmail.com

COMPARTILHE

Presidente eleito agradece apoio da frente ampla e promete governo de inclusão; Niterói festejou a vitória
1_000_32mh24p-26757946
Lula diz que Brasil se cansou do estado permanente de guerra e de ódio e promete governo de união. Foto: Reprodução TV

Uma proposta de paz. Esta foi a principal mensagem do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, depois da eleição mais disputada da história do Brasil, que venceu com uma diferença de dois milhões de votos. Antes do pronunciamento, Lula recebeu uma ligação do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que disse que estava anunciando oficialmente o resultado da eleição, prontamente reconhecido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Representantes de diversos países, como Joe Biden, dos Estados unidos, reconheceram rapidamente a vitória. No discurso, o candidato do PT e de uma frente de 15 partidos, disse que vai fazer um governo para todos os brasileiros.

A eleição foi disputada palmo a palmo, desde o início da apuração, a partir do fechamento das urnas, às 17 horas. A diferença de votos oscilou de 2 pontos percentuais a favor de Bolsonaro, no início da contagem, aos 1,8 ponto percentual do resultado final: 50,9% a 49,1%, a menor diferença em todas as eleições. O resultado foi saudado com manifestações nas ruas, na Avenida paulista, em São Paulo, e na Cinelândia, no Rio. Niterói, que foi a única cidade do estado do Rio a dar vantagem a Lula, também teve comemoração, em Icaraí, em São Francisco, em Santa Rosa, no Fonseca e no Barreto, entre outros pontos da cidade.

No seu discurso, Lula destacou que o resultado não representa uma vitória do PT, apenas, mas de todos os brasileiros, os que votaram nele e os que votaram em Bolsonaro, que escolheram ir às urnas numa demonstração de apreço à democracia. Ele reconheceu que o país está dividido e convidou a população a se unir aos esforços de restaurar as instituições e promover um governo de inclusão social. No final, festejou com a bandeira do brasil, resgatando um símbolo nacional que a campanha do presidente havia transformado em propriedade do bolsonarismo.

– Essa não é uma vitória minha, não é uma vitória só do PT, essa foi uma vitória de todas as mulheres e homens que querem a democracia, a liberdade, um país mais justo. Essa vitória é de todos homens e mulheres que resolveram libertar esse país do autoritarismo – afirmou.

COMPARTILHE