Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Documentarista lança filme sobre implante de silicone no Teatro Oscar Niemeyer, Centro de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Ingrid Gerolimicha exibe filme em Niterói, nesta sexta-feira (18) com entrada gratuita
Cena do documentário Explante da diretora Ingrid Gerolimich
Cena do documentário “Explante” da diretora Ingrid Gerolimich. Foto: Mirka Gerolimich

Após sofrer diversos sintomas no corpo pelo simples fato de utilizar o silicone no peito, a documentarista, socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich resolveu fazer o explante. Em um documentário, ela se aprofunda em questões importantes que afetam a vida de muitas mulheres, trazendo à tona as consequências de introduzir próteses no corpo..

A exibição de Explante: “Um novo olhar sobre nossos corpos”, será no Teatro Popular Oscar Niemeyer, dia 18 de março, às 19h. A entrada é gratuita. O evento é uma parceria com a Secretária Municipal de Cultura de Niterói.

Leia mais: Associação dos Cervejeiros Artesanais fará brassagem aberta em NIterói pelo Mês das Mulheres

Além das cirurgias estéticas, o documentário aborda o crescente movimento de mulheres que estão fazendo o chamado”Explante”, que é a retirada das próteses, seja pela sua relação com essas doenças, como também por um exercício de maior aceitação do corpo. A diretora filmou todo o processo da sua cirurgia, entrevistou mulheres que passaram pelo procedimento, como também conversou com aguns especialistas sobre o tema, nacionais e internacionais.

​No filme, Ingrid questiona a necessidade de se submeter a essa moda, aborda como a pressão estética sobre os corpos femininos tem colocado em risco a vida das mulheres, e revela que o “ficar mais bonita” ou tentar fazer parte do modelo de beleza imposto pela sociedade, pode trazer sequelas graves à saúde.

– O que me motiva com este documentário é poder levar informação a outras mulheres e travar o debate sobre este tema das cirurgias plásticas. O Brasil é o país campeão de cirurgias plásticas em todo o mundo e isso parece ser motivo de orgulho para muitos, mas pouco se fala sobre o outro lado da moeda: o comprometimento cada vez maior da saúde física e mental das mulheres na tentativa de atingir um padrão estético inatingível – explicou.

Serviço:

EXPLANTE – Um novo olhar sobre os nossos corpos

Data: 18 de março de 2022 – sexta-feira

Horário: 19h

Entrada franca

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer

Endereço:  R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói – RJ

Capacidade: 350 pessoas (parte interna); 20 000 pessoas (parte externa

COMPARTILHE