22 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Diga-me com quem andas: os apoios recebidos pelos candidatos que disputam o segundo turno em Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Do presidente da República a artistas, passando por evangélicos e empresários, saiba quem declarou apoio a Rodrigo Neves e Carlos Jordy
Campanha Rodrigo Neves outubro 2024
O trabalhista Rodrigo Neves ampliou a frente de apoio para a disputa do segundo turmo. Foto: arquivo A Seguir Niterói

Mal terminou a apuração dos votos do primeiro turno das eleições, em Niterói, a campanha recomeçou. Afinal, “o show tem que continuar”. E quem saiu na frente, no quesito apoios, foi Rodrigo Neves (PDT).

Leia mais: Futuro prefeito de Niterói terá orçamento de mais de R$ 6 bi para gerenciar a cidade

Na própria noite do dia 6 de outubro, declararam apoio ao candidato trabalhista Talíria Petrone e o prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá. Ele foi um dos articuladores da campanha da psolista que terminou o primeiro turno em terceiro lugar.

Bruno Lessa (Podemos), que ficou em quarto lugar nas eleições, levou oito dias para declarar apoio ao bolsonarista Carlos Jordy. No dia em que se manifestou, Rodrigo Neves também anunciou novos apoios: de candidatos que disputaram uma vaga de vereador pelo próprio Podemos. Além deles, recebeu o “reforço” da advogada Renata Esteves.

Nestas eleições, Renata chegou a formar uma chapa para disputar, como vice de João Gomes, a prefeitura de Niterói, pelo partido Novo. Porém, ambos renunciaram às candidaturas. Em 2020, ela foi candidata à prefeita, então pelo PMDB. Naquela mesma eleição, Lessa participou como vice, na chapa encabeçada por Felipe Peixoto que, desde o início da atual campanha apoia Rodrigo Neves. No primeiro turno, Renata apoiou Bruno  Lessa.

Fundadora do Instituto Oceano Azul, ela é mãe atípica e se dedica à luta pela causa e a inclusão dos direitos da criança autista.

– A pauta autista, a pauta da pessoa com deficiência não tem lado. É uma pauta da sociedade e Rodrigo Neves representa esse compromisso, não só com o Instituto Oceano Azul, mas com todas as instituições do terceiro setor. Por isso, agora somos 12 – disse ela ao declarar apoio ao candidato trabalhista.

Presidente da República

Rodrigo Neves se encontrou na quinta-feira (10) com o presidente Lula, em Brasília.

Quatro dias após o fim do primeiro turno, Rodrigo Neves foi a Brasília se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi recebido ao lado de prefeitos eleitos e candidatos que contam com o apoio do presidente.

Trouxe na bagagem o apoio federal para algumas das principais propostas de campanha: a implantação do Cartão Saúde, com o Ministério da Saúde, e investimentos para a construção dos Super Centros de Saúde de Especialidades e Exames, para descentralizar e melhorar acesso a exames e consultas com especialistas em todas regiões da cidade. 

Antes de ir para Brasília, Rodrigo Neves já tinha conquistado o apoio do PSB de Alexandre Molon e do prefeito reeleito do Rio, Eduardo Paes (PSD).

A “resposta” de Jordy chegou quatro dias após Neves se encontrar com Lula. O bolsonarista postou nas suas redes sociais foto ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro de Jair Bolsonaro.

Na publicação, informou que voltava de São Paulo com uma “parceria positiva para Niterói com cooperação técnica nas áreas de finanças, mobilidade e infraestrutura”. Até o momento, o candidato bolsonaristas não mencionou, nas suas redes sociais, o governador do Rio, Claudio Castro, que é do mesmo partido que ele, o PL.

Guerra santa

No último dia 12, a campanha de Rodrigo Neves divulgou o apoio de 12 líderes  evangélicos. Entre eles, o pastor Samuel Câmara, presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Brasil; e o bispo Abner Ferreira. Todos pedem voto para o candidato trabalhista após listarem realizações feitas por ele, quando foi prefeito de Niterói. Na relação de apoiadores está também o cantor evangélico Robson.

A reação da campanha bolsonarista acabou por provocar um racha entre os evangélicos. O vereador reeleito Douglas Gomes (PL) acusou lideranças da Assembleia de Deus de apoiar Rodrigo Neves em troca da construção de um tempo na cidade.

Dias depois, Jordy informou ter se reunido com “pastores e lideranças do meio evangélico de Niterói, em um ambiente de muita receptividade”, sem, porém, citar nomes.

Na última quinta-feira (17), postagem na sua rede social informa que ele se reuniu com militantes e ex-candidatos a vereador do Podemos, Avante e Agir.

Artistas e empresários

Fora da área política e religiosa, só Rodrigo Neves, até o momento, tem divulgado apoios para a sua candidatura no segundo turno das eleições em Niterói. Para ele, já gravaram vídeos o cantor João Gabriel, a cantora Zélia Duncan, a atriz Samantha Schumtz e o produtor cultural Fabrizio Sassi, além do presidente do Conselho da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL), Joaquim Pinto.

Na quinta-feira passada (17), Rodrigo Neves e a vice na sua chapa, Isabel Swan, participaram de um almoço com empresários, no tradicional restaurante Caneco Gelado do Mário, no Centro. O evento reuniu, entre outros, os presidentes da CDL, Luiz Vieira; da Associação Comercial, Igor Baldez; da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Joaquim Andrade, e do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Charbel Tauil, além do vereador Fabiano Gonçalves e diversas lideranças da região.

Durante o encontro, os presentes reafirmaram o apoio ao candidato trabalhista e ao projeto de “transformação completa do Centro”, previsto para ser um novo vetor de crescimento da cidade, de acordo com o plano de governo de Rodrigo Neves.

– Eu vi a cidade avançar em vários setores. Rodrigo fez o túnel Charitas-Cafubá em tempo recorde. A cidade enfrentou ainda situações adversas, como chuvas intensas e a pandemia, mas conseguiu superar com resultados melhores do que outras cidades que recebem mais recursos. Niterói deu exemplo de gestão e eficiência para o Brasil e várias cidades do mundo – afirmou o presidente da Ademi ,Joaquim Andrade.

À noite, Rodrigo Neves se reuniu com representantes de 50 sindicatos e associações civis. Dentre as categorias presentes estavam vigilantes, pescadores, professores, bancários, rodoviários, médicos, garis e metalúrgicos.

 

COMPARTILHE