COMPARTILHE
Em 12 de junho, é celebrado, no Brasil, o Dia dos Namorados. Por conta da data, a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Niterói trabalha com uma expectativa de aumento favorável de 6% para o comércio, em comparação com o ano passado.
Leia mais: Alugar ou comprar em Niterói? Veja os números do mercado imobiliário
Segundo a CDL, os segmentos de vestuário, perfumaria, joalheria, floriculturas e livrarias estão entre os setores que já demonstram aquecimento por conta da comemoração.
— Já podemos falar em vendas que começam muito antes, mas sabemos que o movimento no próprio do dia acaba sendo mais concentrado nos serviços, com os de bares, restaurantes, redes hoteleiras e cinemas. A CDL de Niterói está confiante no aumento do movimento — afirmou Luiz Vieira, presidente da CDL Niterói.
Em 2024, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a data movimentou, no país, cerca de R$ 22,81 bilhões no varejo e serviços. O montante foi arrecadado graças a cerca de 95,9 milhões de brasileiros que foram às compras para presentear a pessoa amada.
Luiz Vieira observa que, conforme os anos passam, há um aumento constante na busca e compra de presentes para celebrar o Dia dos Namorados.
Na maioria dos países do mundo, a data em que se celebram os enamorados é 14 de fevereiro, dia de São Valentim. O 12 de junho foi instituído no Brasil nos anos 1940 como uma estratégia de marketing justamente para aumentar as vendas do comércio.
A data foi estrategicamente escolhida na véspera do dia de Santo Antonio, o casamenteiro. Afinal, o “protocolo” da época previa que os casais deveriam namorar antes de se casarem.
COMPARTILHE