Niterói por niterói

Publicado

Dia D de vacinação contra a gripe e sarampo imunizou mais de 7 mil pessoas em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com
Vacinação continuará disponível ao longo desta semana
BEA_7971
Foto: Divulgação Prefeitura de Niterói

Cerca de sete mil pessoas foram imunizadas durante o Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo, realizado pela Prefeitura de Niterói. A ação aconteceu no último sábado (30), mas a imunização continuará disponível ao longo desta semana.

A campanha teve como foco pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, e profissionais da Saúde a partir de 18 anos que ainda não receberam a dose este ano. Ao todo, 7.198 pessoas foram imunizadas. Desse total,  5.465 receberam a dose da vacina contra a gripe e 1.733 contra o sarampo, em 44 postos da cidade.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, alertou para a importância da imunização. “É muito importante receber a vacina contra a gripe e o sarampo. O Dia D possibilita que as pessoas com dificuldade em comparecer a um ponto de vacinação durante a semana, recebam a imunização”, enfatizou.

A imunização continuará disponível de segunda a sexta-feira, nas policlínicas e unidades básicas, das 8h às 16h. Para receber a dose, as pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses até e 4 anos, 11 meses e 29 dias, e profissionais a partir de 18 anos devem comparecer às unidades de saúde, apresentando a carteira de identidade e CPF. É importante levar a carteira de vacinação, principalmente das crianças.

Leia mais: Niterói dá quarta dose da vacina contra Covid para moradores entre 60 e 79 anos

A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. A vacina da Influenza precisa ser tomada todo ano, já que a composição é atualizada com os tipos (cepas) que mais circulam pelo mundo. A doença pode evoluir para complicações como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e pneumonias.

 

Algumas pessoas, como idosos, possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à Influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do seu impacto. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando de 3 milhões a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos no mundo.

Em Niterói, os locais de vacinação são os seguintes:

Policlínica Sérgio Arouca, Vital Brazil;

Policlínica do Barreto;

Policlínica Regional de Itaipu;

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, São Lourenço;

Policlínica Regional do Fonseca;

Policlínica Regional de Piratininga;

Policlínica Regional do Largo da Batalha e

Policlínica Regional da Engenhoca.

A imunização também está disponível nas unidades básicas do Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca e Centro.

Leia também: Circulação do Coronavírus no estado do Rio não permite descuidar com a doença

COMPARTILHE