COMPARTILHE
Um polo gastronômico que já existe, de fato, passou a existir “de direito”, em Niterói. Trata-se do Polo Gastronômico do Bairro Chic, no Fonseca, cuja criação foi aprovada pela Câmara Municipal de Niterói.
O Projeto de Lei nº 146/22, de autoria dos vereadores Jhonatan Anjos e Andrigo de Carvalho, estabeleceu que o Polo do Bairro Chic engloba a Rua Antônio Silva, no trecho compreendido entre as Ruas Manoel De Areal e Manoel João Gonçalves, e a Rua Manoel De Areal, no trecho compreendido entre as Ruas Zoraida Brasil Alcântara e Alameda São Boa Ventura, no bairro do Fonseca.
Leia mais: Adensamento do Centro de Niterói é consenso em debate sobre a Lei do Gabarito
A área conta com diversos bares e restaurantes, sendo os mais tradicionais o Amarelinho e o Verdinho, que ficam um de frente para o outro.
Na justificativa do PL, o vereador Jhonatan Anjos destacou que o Fonseca reúne mais de 58 mil moradores, sendo um dos maiores bairros de Niterói e o maior da Zona Norte da cidade.
“Com um potencial econômico, turístico e cultural gigantesco, o Fonseca, por anos foi relegado a bairro dormitório, com pouco investimento às áreas de lazer e cultura. Mesmo ante à falta de investimentos governamentais nessas áreas, nasceu no Bairro Chic, sub-bairro do Fonseca, em duas ruas transversais, uma vasta gama de restaurantes, como o Amarelinho e o Verdinho, que se tornaram tradicionais não só da zona norte como de toda a cidade”, informou o vereador, que é morador do bairro, na justificativa do PL.
Com a aprovação do Projeto de Lei, caberá ao Poder Executivo apoiar a implementação do Polo Gastronômico do Bairro Chic. Isso significa, dentre outras coisas, promover uma adequação do trânsito para veículos e pedestres e de calçadas, instalação de sinalização e a inclusão do polo no roteiro turístico oficial do Município.
Na opinião do vereador, a aprovação do PL foi uma “conquista importante” para o bairro:
– Tenho lutado muito para que a Zona Norte seja reconhecida e valorizada por suas vocações. O Bairro Chic já é referência em termos de bares e restaurantes, seja na hora do almoço ou no happy hour, e com a criação do Polo Gastronômico essa área vai ser potencializada, agitando a economia local, trazendo emprego e renda, além dos investimentos previstos.
COMPARTILHE