Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Cresce o número de internações por Covid em hospitais de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

No Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), os casos diagnosticados de Covid-19 aumentaram cerca de 20% no mês de maio em relação a abril; Pacientes não vacinados, comprovadamente, apresentam a forma mais grave da doença
covid-teste-300x200
Niterói vive nova onda da Covid-19. Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Em Niterói, faltam testes rápidos em farmácias, filas quilométricas no posto Vital Brazil viraram quase rotina e o uso obrigatório de máscara em alguns ambientes, como na Universidade Federal Fluminense (UFF), repetem aqui a tendência verificada em todo o país de aumentos dos casos de Covid, já tratada por especialistas  como a quarta onda da doença. O aumento do contágio já aparece nas internações hospitalares.

No Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), os casos diagnosticados de Covid-19 aumentaram cerca de 20% no mês de maio de 2022, se comparados com abril do mesmo ano. O aumento, contudo, não teve grande reflexo no número de internações e na gravidade da doença devido à alta cobertura vacinal que a cidade apresenta. De acordo com o diretor-médico do CHN, Dr. Felipe Ribeiro, os pacientes não vacinados, comprovadamente, apresentam a forma mais grave da doença e ficam mais tempo internados e, infelizmente, podem ir a óbito.

Leia mais: Teste de Covid começa a sumir das farmácias, em Niterói

Ainda de acordo com a nota divulgada pelo hospital, a maioria dos pacientes com sintomas gripais que procuram o Serviço de Emergência do CHN se deve a outros vírus como, por exemplo, a Influenza. No sábado, o hospital tinha 14 pacientes internados em decorrência da Covid (quarto particular e CTI). Já no Hospital Niterói D’Or houve um aumento de 40% de atendimentos a pacientes com Covid nos últimos 15 dias em relação ao mesmo período anterior.

Nesta segunda-feira (6), Niterói ampliou a faixa etária da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em um momento em que há um nítido aumenta do número de casos da doença na cidade. Pessoas com 55 anos ou mais podem receber a imunização, desde que tenham completado o intervalo de quatro meses da terceira dose. Na quarta-feira (08) será a vez das pessoas a partir de 50 anos.
No dia 13, os profissionais de saúde podem receber a quarta dose e, a partir do dia 20, será destinada também aos trabalhadores de saúde.
Confira o calendário da quarta dose:
  • 06/06 a partir de 55 anos
  • 08/06 a partir de 50 anos
  • 13/06 profissionais de saúde
  • 20/06 trabalhadores de saúde
Para receber a imunização é preciso apresentar o comprovante de residência, identidade, CPF e comprovante das doses anteriores.
Locais de vacinação para adolescentes, adultos e idosos:
  • Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
  • Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
  • Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
  • Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
  • Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga.
  • Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Agendamento
A população de Niterói pode realizar o agendamento da vacina contra a Covid-19 pelo aplicativo Colab, um método mais prático que permite marcar data e horário, evitando filas.
Para realizar o agendamento basta fazer o download do aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. É necessário estar dentro do público alvo e da idade para receber a imunização, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização. Também é possível agendar pelo site da Prefeitura de Niterói.

COMPARTILHE