Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Teste de Covid começa a sumir das farmácias, em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Prefeitura de Niterói fala em ligeiro aumento de casos da doença e descarta uso obrigatório de máscara
fila para teste covid posto vital brazil 3 de junho rafaela, joão e fabiano
Rafaela Costa, 16, seu avô João Carlos Costa, 71e Fabiano Jr.,16 anos: número 167 na fila da testagem do Posto do Vital Brazil, na sexta (3).
A drogaria Pacheco da Rua Gavião Peixoto não tem mais testes rápidos para Covid. Vendeu 100 unidades esta semana e espera a reposição do estoque. Em maio, foram apenas 14 caixas, ao preço de R$ 59,99. Na Loja do Centro, foram mais 30 kits, o dobro em relação a todo o mês passado. No Fonseca, há muita procura, segundo o registro dos farmacêuticos, mas são poucas as drogarias que oferecem o teste.
A procura de testes tem provocado filas nos postos de atendimento da Prefeitura de Niterói. No Vital Brasil, o atendimento é feito apenas de tarde e gera filas todos os dias. Nesta sexta-feira (3), o A seguir documentou a distribuição de senhas, 200 no dia.  Nos laboratórios também há fila para os exames. O Richet não tem agenda para atendimento domiciliar e anunciou que vai voltar a oferecer o serviço no domingo. Nos registros oficiais, Niterói teve apenas 210 casos na semana passada.
A frequência de casos de Covid parece confirmar o alerta dos especialistas para a subnotificação da doença. O Governo do Estado do Rio, por exemplo, deixou de acompanhar a evolução dos casos para considerar apenas o acompanhamento de internações e óbitos. A Prefeitura de Niterói usou a mesma justificativa para descartar a adoção de qualquer medida de proteção, como o retorno ao uso de máscaras.

Novas variantes

A Fiocruz divulgou, no fim de maio, a presença das linhagens de Ômicron BA.2.12.1, BA.4 e BA.5 no Brasil, classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como linhagens sob monitoramento da variante de preocupação. Pesquisador da Fiocruz e integrante da equipe responsável pelo monitoramento de casos de SRAG, Leonardo Bastos, esclarece que só será possível confirmar se a elevação de registro da doença está associada às novas linhagens após o sequenciamento dos testes RT–PCR que ainda estão sendo realizados. “O que a gente pode dizer é que esse aumento é consistente, ele é parecido com o aumento que aconteceu com a chegada de novas variantes”, pontuou.

A Coordenadora da Rede Análise, Mellanie Fontes-Dutra alerta que, “nesse momento de chegada de inverno, as pessoas tendem a ficar mais reclusas em ambientes fechados e, pensando num cenário onde não há uma alta adesão do uso de máscaras junto a flexibilizações, podemos estar vendo mais momentos de exposição que podem ser oportunos para o vírus da Covid e outros vírus de transmissão aérea se propagarem.”
– Podemos observar que há um aumento da presença da variante BA.2 da Ômicron (dados até abril de 2022). Sabemos que a sublinhagem BA.2 da Ômicron tem um escape parcial dos anticorpos neutralizantes induzidos pela resposta imunológica, mas que a vacinação segue sendo capaz de proteger contra as formas mais graves da doença causada pelo vírus da Covid-19 e suas variantes. Quando consideramos as doses de reforço, estamos aumentando esses níveis de proteção, inclusive a proteção contra a infecção sintomática – completou.

O uso da máscara

A máscara segue como uma forte aliada contra a Covid-19 e também de outros vírus que se transmitem por aerossóis ou gotículas – continua a especialista. Ambientes fechados trazem mais riscos quanto à exposição, comparado com ambientes abertos, portanto, a máscara nesses ambientes se faz muito recomendada, especialmente – mas não somente – para os mais vulneráveis.

– É importante ponderar os riscos nas atividades e ambientes que a pessoa for/estiver. Somar cuidados reduzirá ainda mais riscos. Evitar aglomerações é sempre muito importante e, caso seja algo imprevisível ou de difícil manejo (por exemplo, transporte público), máscaras bem ajustadas ao rosto e com alta capacidade filtrante são recomendadas, por exemplo, as PFF2/N95. E a vacinação, sem dúvida alguma. Completar o esquema vacinal e buscar o(s) reforço(s) de acordo com seu grupo-alvo é de suma importância para o enfrentamento da Covid-19 e suas variantes – conclui a pesquisadora.

A coordenadora da Rede Análise reforça que é fundamental ficar atento à evolução da doença e como ela irá se comportar:

– É importante que a pessoa cuide do surgimento e da evolução de sintomas. Em sinal de dificuldade na respiração ou cansaço persistente e crescente, pode ser um indicativo para uma avaliação.

Em Niterói 

O Secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, informou em Live realizada na quinta-feira (2), ao lado do Prefeito Axel Grael,  que a Niterói registrou no mês de maio um leve aumento no número de casos de Covid-19, e mencionou a incidência nas escolas.

– Realmente tivemos um aumento de casos confirmados na cidade, mas isso não se refletiu no número de óbitos e nem de internações no município. A amplíssima maioria destes casos são de pessoas que apresentam sintomas leves”, afirmou. Oliveira descartou, por enquanto, a necessidade de tornar obrigatório o uso de máscaras, mas recomendou sua utilização em alguns casos específicos, como em gestantes e pessoas imunossuprimidas, por exemplo.  Mas lembrou que os estabelecimentos privados podem exigir o uso do acessório para seus frequentadores.

COMPARTILHE