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Comércio em Icaraí está otimista em relação ao Dia dos Pais, mas movimento ainda é fraco

Por Redação
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Expectativa da CDL é de 15% de aumento nas vendas; Camisas, calçados e acessórios de esporte são os itens mais procurados
Dia dos Pais
Vitrines em Icaraí já anunciam a chegada do Dia dos Pais. Foto de leitor

A previsão de vendas para o Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo, 14 de agosto, é otimista, como aponta o levantamento recente feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL). No entanto, não é o que se tem visto na cidade, em apuração feita pelo A Seguir na tarde desta segunda-feira, 8 de agosto, na principal rua de comércio de Icaraí. Seja por conta da previsão de chuva, seja pelos preços astronômicos que estampavam as vitrines, a maioria das lojas estava vazia, com poucos consumidores. Em algumas, funcionários aproveitavam para descartar pendências, organizando a planilha do mês ou arrumando a vitrine das lojas. Um cenário bem diferente do que era visto pré-pandemia, quando as ruas costumavam ficar cheias de pessoas com sacolas que não comportavam, às vezes, em duas mãos.

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Algumas lojas têm recorrido à estratégia usual de descontos progressivos, como é o caso da Armadillo, loja de roupas masculina. Na loja, não há desconto específico para o Dia dos Pais, mas logo na vitrine, o consumidor é informado que na compra de 2 peças, ele ganha 10%. Na compra de 3, ele ganha 15%  e na compra de 4, o desconto sobe para 20%. Mesmo assim, a loja estava deserta nesta segunda-feira, incomum, principalmente devido à proximidade da data.

Os descontos progressivos da Armadillo. Foto de leitor

De acordo com um vendedor, o que tem mais saído são as camisas polo, bermuda caqui e de moletom. A calça mais arrumada, voltada para trabalho, é outra aposta. Relato que condiz com depoimento do presidente da CDL,  Luiz Vieira, que cita o vestuário como um dos segmentos mais procurados, junto de calçados, perfumaria, como loção pós-barba e ferramentas. Ele está otimista com as vendas para a data em Niterói, que acompanha a tendência do Dia das Mães, segunda maior data do comércio depois do Natal:

– Tivemos um aumento nas vendas de 25% no Dia das Mães, comparando com o ano de 2021 e 15% de aumento no Dia dos Namorados. Com estes números, confirmamos uma retomada da economia. A quantidade de pessoas circulando nas ruas hoje é grande. O mundo está voltando às suas atividades normais. Isso é muito bom!
Normalmente, os presentes comprados giram em torno de R$ 50 a R$ 100. É um dia muito significativo e estamos confiantes nas vendas neste período – sublinha.

Também na rua Ator Paulo Gustavo, em Icaraí, uma loja de calçados tem apostado em promoções que estendem o Dia dos Pais e perduram o mês de agosto inteiro. É o caso da Mr. Cat. Lá, um fato curioso: no momento desta entrevista um vendedor da loja arrumava uma prateleira grande composta apenas por promoções. Ele diz que os produtos que têm mais saído, coincidência ou não, são os carros-chefes da casa, como os produtos da linha confort da Mr. Cat.

Vitrine voltada para o Dia dos Pais com descontos que perduram pelo mês de agosto. Foto de leitor

– São os produtos clássicos da Mr. Cat que mais saem, pelo menos é o que temos visto, do ponto de vista local. Isso pode variar, claro. Mas o mocassim e o sapatênis, clássicos da Mr Cat da linha confort, são os mais adquiridos pelo público. Cinto e carteira saem toda hora, então nem consideramos um produto específico para a data. É atemporal.

Heitor conta que não tem observado um grande movimento, mas a expectativa é sempre boa, já que o Dia dos Pais é uma data importante e muitas pessoas não abrem mão de presenteá-los.

Já a loja Track & Field, conhecida pelas roupas voltadas para a prática de atividades físicas, estava movimentada, seguindo uma tendência que acompanha a pandemia e a preocupação maior com os benefício para o corpo e a saúde. Em conversa com o A Seguir, uma vendedora conta que tem percebido uma mudança de eixo do público. Enquanto na pré-pandemia, muitos comprovam roupa para academia, agora o espectro se expandiu. Roupas para ciclistas, acessórios de tênis, como bolsas para guardar raquete, bola e até mesmo fitas antitranspirantes, para não deslizar a raquete, chamam a atenção do público. E dos pais, claro. Tapetes para a prática de yoga ou pilates também são vendidos.

– Acabei de vender um short específico para ciclista, aqueles com almofadinhas, sabe? Ele é bem confortável. A loja está com algumas promoções voltadas para o Dia dos Pais. Na compra de três camisas piman, é atribuído o desconto de 10% em cada ou compras acima de R$ 800, o consumidor ganha uma mochila que, dobrada, fica do tamanho de uma necessaire. A camisa é ponto alto da loja, sempre saiu muito. As viseiras também são sucesso. E pochetes e garrafinhas idem – conta.

A mochila, mimo do Dia dos Pais, que vira necessaire, quando dobrada. Foto de leitor

Mesmo com todas as promoções, a loja não tem tido uma procura consideravelmente grande. Com o poder de compra reduzido, o palpite, de acordo com a vendedora, que preferiu não se identificar, é que o público está economizando e listando prioridades.

– O pessoal chega aqui e já pergunta qual o produto mais barato. Quando o cliente vai na seção de blusas, observamos que ele está de olho naquelas que estão mais em conta também. Não temos visto um grande movimento, apesar de ter uma procura acima do que esperávamos – completa.

 

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