Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Comboio de 40 caminhões-pipa leva água do Rio para São Gonçalo

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Em Niterói, alguns locais ainda enfrentam desabastecimento como, por exemplo, o morro do Preventório, em Charitas, e Fonseca
comboio caminhão pipa
Comboio de caminhões-pipa atravessou a ponte Rio-Niterói; Foto: reprodução de TV

Um comboio de 40 caminhões-pipa cruzou a ponte Rio-Niterói na manhã desta terça-feira (9). Abastecidos pela concessionária Águas do Rio, se dirigiram para São Gonçalo em continuidade ao plano de contingência a fim de manter o abastecimento alternativo dos serviços essenciais do município, como hospitais e unidades de emergência.

Leia mais: Produto que contaminou a água de Niterói é usado na adulteração da gasolina

Em Niterói, a concessionária Águas de Niterói segue informando que o abastecimento está sendo retomado de forma gradativa, sendo que, “alguns locais pontuais, principalmente em pontas de rede, ainda podem estar com algum reflexo no abastecimento”.

No morro do Preventivo, em Charitas, por exemplo, a água só chegou na parte baixa. Pelas redes sociais, moradores do Fonseca ainda reclamam de desabastecimento.

Na quarta-feira da semana passada (3), a Cedae teve de parar a captação de água na Estação de Imunana-Laranjal ao identificar no manancial altas concentrações de tolueno, solvente altamente danoso à saúde se ingerido ou inalado. O sistema voltou a captar e tratar água às 22h42 de sexta-feira (5). Em Niterói, a água começou a chegar às 5h de sábado (6), quando o fornecimento foi retomado de forma gradativa.

Ainda sem os responsáveis

Até o momento, seis responsáveis-técnicos de empresas do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ) foram intimados, na segunda-feira (9) para prestarem depoimento, na investigação que busca encontrar o responsável pela contaminação do manancial de Imunana-Laranjal com a substância tóxica tolueno, que acarretou a paralisação da captação de água do sistema que abastece, ao todo, 2 milhões de pessoas.

O tolueno é um hidrocarboneto aromático, inflamável, incolor, volátil, de odor característico. É altamente danoso à saúde se ingerido ou inalado. A substância é produzida na fabricação de gasolina.  É comumente utilizado como matéria-prima de solventes orgânicos em colas e tintas, além de estar presente na borracha; colas e adesivos para ajudar a secar, dissolver e diluir outras substâncias; diluentes de tinta; limpadores de pincéis, esmaltes; removedores de manchas.

 

 

 

 

COMPARTILHE