Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Com texto de Ana Maria Machado, espetáculo “Bisa Bia, Bisa Bel” estreia em Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Escrito em 1981, o livro é considerado um dos dez infantis mais importantes do país e possui mais de 500.000 exemplares vendidos
bisa bia bisa bel
Peça estreia no Teatro da UFF no dia 6 de abril. Foto: Reprodução da Internet

O espetáculo infantil “Bisa Bia, Bisa Bel”, com texto de Ana Maria Machado chega ao Teatro da UFF no dia 6 de abril, às 16h. A peça comemora o décimo ano de carreira. Desde a sua estreia em 2014, foram sete prêmios recebidos, incluindo o de “melhor espetáculo do ano”, nas duas principais premiações da cidade em sua temporada inicial.

Leia mais: Procon de Niterói receberá queixas contra a Enel

Essa é a primeira apresentação do espetáculo em Niterói, cidade natal da diretora e adaptadora da montagem, Joana Lebreiro, vencedora de Melhor texto adaptado pelas premiações CBTIJ e Zilka Sallaberry, além de Melhor direção pelo CBTIJ.

A curta temporada faz parte do lançamento do projeto “Circulação Estadual – NOSSA VOZ!” que consiste em levar a várias cidades do estado do Rio espetáculos que abordam como temas como questões de gênero, homofobia, racismo; envolvendo os Direitos Humanos. O projeto é  idealizado pelo produtor e ator Alexandre Mofati.

A peça

O espetáculo tem como ponto de partida um grupo de cinco crianças que juntas lêem o clássico de Ana Maria Machado. O livro ganha vida no palco através de canções e jogos, onde os amigos brincam e interpretam os personagens.

Em “Bisa Bia, Bisa Bel“, é revelada a história da menina Isabel que, no convívio imaginário com sua bisavó e sua bisneta, vai aprendendo a conviver consigo mesma, em sua travessia para a puberdade. Ela encontra o retrato de sua bisavó, Beatriz, e começa a ouvir a voz de Bisa Bia que a acompanha sempre dando conselhos, com suas opiniões sobre as atitudes de uma mocinha bonita e “bem-comportada”, além de aguçar sua curiosidade pelas coisas de antigamente.

Em contraponto, surge a voz de sua futura bisneta Beta, ainda não nascida, com a visão de uma mulher do futuro e independente. Na fantasia de Isabel, essas vozes se confrontam e a menina mergulha na memória de sua família, buscando sua identidade, e acaba descobrindo por si mesma que as três – Isabel, Bisa Bia e Neta Beta – juntas são invencíveis.

Em uma mistura do real com o imaginário, a narrativa aborda questões como memória e identidade e revela diferentes concepções sobre o papel da mulher ao longo da História.

– Esse livro marcou a minha infância. Ele conta uma história emocionante com humor, poesia e lirismo. Quando pensei em adaptá-lo para o teatro, não queria que a montagem fosse uma tradução literal do livro, mas uma verdadeira brincadeira em cima do palco. Meu objetivo é despertar nas crianças e nos pais o desejo de ler o livro depois de sair do teatro – explica a diretora e adaptadora Joana Lebreiro.

A obra

Escrito em 1981, o livro “Bisa Bia, Bisa Bel” é considerado um dos dez livros infantis mais importantes do país e possui mais de 500.000 exemplares vendidos. Por ele, Ana Maria Machado recebeu muitos prêmios, entre eles o “Hans Christian Andersen”, considerado o Nobel da Literatura Infantil e Juvenil.

– Quando escrevi Bisa Bia, Bisa Bel estava com muita saudade das minhas avós. Vontade de falar sobre elas com meus dois filhos. Não imaginava que pouco depois ia ter uma filha e essa linhagem feminina ainda ia ficar mais significativa para mim e que este livro fosse ganhar tantos prêmios e tocar tanto os leitores – conclui Ana Maria Machado.

Serviço:

Datas: 6 e 7 de abril (sábado e domingo)

Horário: 16h

Local: Teatro da UFF
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói

Ingressos: R$ 30 (inteira) – R$ 15 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

COMPARTILHE