15 de janeiro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Clin usará composteiras para reaproveitar resíduos de origem doméstica

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A Companhia de Limpeza de Niterói conta, agora, com 15 composteiras.  Os equipamentos serão instalados nos distritos da Clin
WhatsApp Image 2023-03-15 at 17.52.03
A composteira é um processo biológico de reciclagem da matéria orgânica. Foto: Prefeitura de Niterói

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) conta, agora, com 15 composteiras.  Os equipamentos serão instalados nos distritos da Clin e serão manuseados pelos próprios garis da empresa. Com eles, será iniciado um projeto de reaproveitamento de resíduos de origem doméstica.

Leia mais: Outono começa quente em Niterói

A composteira é um processo biológico de valorização e reciclagem da matéria orgânica em caixas onde minhocas e microorganismos transformam resíduos de origem doméstica, gerados na cozinha e quintal, em adubos.

Além de adubo orgânico, o equipamento, também produz biofertilizante, que pode ser utilizado para irrigar plantações, hortas e canteiros urbanos.

O que vier a ser produzido pela Clin, nas composteiras, podem vir a ter como destinação os projetos de agroecologia do município. Além disso, a própria companhia também vai aproveitar.

Isso porque, a cada ano, a empresa produz 100 mil mudas de espécies variadas de vegetação, um trabalho realizado pelos próprios funcionários da empresa. A Clin é a responsável pelo reflorestamento do Morro Boa Vista, no bairro São Lourenço, uma área total de 22 hectares.

As mudas são produzidas a partir de resíduos de poda, já que este material é rico em nutrientes e auxilia no desenvolvimento das plantas. Existe ainda um projeto-piloto da companhia que se destaca na produção de mudas de plantas medicinais. Essas plantas ajudam na prevenção e no tratamento de doenças nas comunidades carentes da cidade.  Nesses locais, as plantas também atuam como forma de recuperação de encostas de áreas degradadas e na arborização de Niterói.

COMPARTILHE