Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Chuva em Niterói supera média de outubro e cidade recolhe árvores caídas

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Niterói teve cerca de 50 árvores derrubadas pelo vento e pela chuva dos últimos dias; veja os bairros mais castigados
IMG-20231008-WA0022 (1)
No Ingá, transito foi interrompido neste domingo (8). Foto: Prefeitura
A chuva voltou a assustar a cidade, na virada do sábado para domingo, fazendo soar o estado de alerta, vermelho, às 22h 45m, diante de raios, trovões e muita água. Na manhã deste domingo (8), os estragos podiam ser vistos em vários bairros da cidade. Cerca de 50 árvores foram derrubadas desde a quinta-feira. No Ingá, o trânsito na rua dr Paulo Alves foi interrompido em frente ao Pão de Açúcar para a retiradas de árvores que tombaram no meio da rua. Não houve registro de vítimas.
Durante toda a manhã, era possível ver equipes da Conservação trabalhando em diversos bairros da cidade, com máquinas, caminhões e compactadores de lixo. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnica de Niterói, o volume máximo acumulado em 24 horas ultrapassou a média climática do mês de outubro. Os bairros mais castigados  foram Ingá, Jurujuba e Piratininga. De manhã, a chuva deu uma trégua e de acordo com a meteorologia, não se espera mais chuvas fores para os próximos dias.

Muita água

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informa que os maiores acumulados pluviométricos, em 1 hora, foram registrados em Jurujuba (45,4mm), Morro do Estado (44,4mm), Morro do Cavalão / Morro da Penha (37,0mm) e Piratininga (36,6mm) e os maiores em 24 horas foram Morro do Estado (100,4mm), Jurujuba (78,0mm) e Morro da Penha (75,6mm). O máximo acumulado em 24 horas já ultrapassou a média climática do mês de outubro.
Na chuva de quinta-feira, os maiores estragos aconteceram no Gragoatá. Foto: Reprodução Faceb0ok da Prefeitura
Depois de entrar em estado de “alerta” duas vezes na semana, na quinta e no sábado, Niterói voltou ao estágio de atenção. A Defesa Civil trabalha com quatro estágios operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo, que se referem às condições meteorológicas. Cada estágio possui medidas e protocolos que devem ser adotados pela Defesa Civil, órgãos públicos e pela população que vão do monitoramento até a evacuação de pessoas em áreas de risco.
A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.

COMPARTILHE