2 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prédio recém-inaugurado da UFF foi parcialmente destruído pela tempestade

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Atividades presenciais na universidade foram suspensas, nesta sexta-feira (6); Não houve informação sobre feridos
WhatsApp Image 2023-10-06 at 13.20.30
Parte do teto do IACS foi “arrancado” após tempestade intensa em Niterói na noite desta quinta (5). Foto: Reprodução/Internet

A chuva e vento forte na noite desta quinta-feira (5) em Niterói provocaram verdadeiros estragos na cidade. A Universidade Federal Fluminense (UFF) não saiu ilesa, após tempestade intensa que atingiu bairros com Centro, Ingá, Icaraí e São Domingos. O recém-inaugurado prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) foi parcialmente destruído. Em nota, a UFF informou aos alunos em comunicado, enviado por e-mail na manhã desta sexta-feira (6), que não houve informação sobre feridos, tanto entre os que estavam no novo prédio IACS, quanto entre os que estavam no Casarão.

Leia mais: Árvores caídas, ruas alagadas, falta de luz: os estragos do temporal em Niterói

As atividades presenciais tiveram que ser suspensas devido aos estragos causados pela forte chuva. Apenas na segunda (9) será avaliado o retorno ou não às atividades presenciais. Ainda não há previsão para liberação do Novo IACS, tendo em vista a quantidade de reparos que a Universidade, neste momento, em diversos campi e unidades de Niterói.

De acordo com um relato de um professor de Jornalismo Internacional da UFF, Pedro Aguiar em uma rede social, a chuva começou um pouco antes das 19h30, quando ainda estava dando aula. O portão do prédio foi arrancado pelo vento e foi parar no pátio. A sala do segundo andar foi alagada devido à intensidade da chuva.

“Várias esquadrias de janela também voaram. Muitos estilhaços, vidros e placas de metal forraram o piso, já inundado, junto a pedaços do teto. No térreo, a água batia no tornozelo. As árvores caíram sobre os carros. Saindo em conjunto com professores e alunos notamos que a devastação foi geral no Campus do Gragoatá. Vários outros prédios sofreram de forma semelhante. Nosso novo IACS, bloco J, é o mais novo do campus. Ficou pronto em abril e está gravemente danificado agora”, ressaltou.

Pontos do térreo do prédio foram alagados. Foto: Reprodução/Internet
De acordo com a instituição, no Casarão, houve danos somente no bloco D (anexo onde funcionam os estúdios), que permanecerá interditado até que o forro seja reparado. O restante do Casarão encontra-se em funcionamento normal, sem danos.
No Novo IACS, houve danos apenas externos, como nos forros dos corredores, luminárias e janelas, além da porta frontal, que será substituída por uma estrutura vazada. Não houve danos nos espaços internos, como salas de aulas e laboratórios. No momento, o Novo IACS ainda está sem luz e se encontra interditado para limpeza e manutenção das áreas comuns.
Estruturas do forro do teto caíram, com a intensidade da chuva e rajadas de vento. Foto: Reprodução/Internet
Nos próximos dias, a UFF fará uma limpeza geral dos corredores e áreas internas do novo prédio, para garantir a segurança na circulação. As estruturas que despencaram dos forros serão removidas e as luminárias serão fixadas. Está prevista também a instalação de novas estruturas diferentes de forro e corta-ventos, para garantir que a situação não se repita futuramente no Novo IACS.

COMPARTILHE