Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Centro de Atendimento ao Turista na Boa Viagem tem previsão de inauguração até o final do mês

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

De acordo com a Prefeitura de Niterói, o CAT terá atendentes bilingues, vídeos, folders e mapas sobre os circuitos de Niteroi, com seus atrativos
cat boa viagem
Originalmente previsto para ser inaugurado em frente à Ilha da Boa Viagem, CAT funcionará no calçadão do bairro. Fotos: Livia Figueiredo

Após dois anos de espera, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na Boa Viagem, está previsto para ser inaugurado até o aniversário da cidades, em 22 de novembro. Trata-se do último dos oito CATs previstos para funcionar, na cidade. Antes desse, o último inaugurado foi o da Praça Arariboia, em 2019.

A demora do CAT da Boa Viagem em sair do papel aconteceu em função de  uma polêmica quanto ao local escolhido para a sua instalação.

Leia mais: Governo do Rio desmente CCR Barcas sobre fim das negociações

O CAT está fechado, mas alguns móveis no seu interior.

O A Seguir esteve na última sexta-feira (11), no posto de informações, para conferir o andamento da obra. O local já estava praticamente todo estruturado e era possível ver alguns móveis, como armários e mesas dentro do CAT. Inspirados nos traçados do Caminho Niemeyer, o equipamento é estruturado em metal e vidro.

O local, que é administrado pela Neltur, funcionará todos os dias, com folheteria especializada, com atendentes bilíngues. Procurada pelo A Seguir, a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) informou, em nota, que o equipamento já está pronto. A fase, agora, é de montagem do mobiliário. De acordo com a pasta, o CAT terá vídeos, folders e mapas sobre os circuitos de Niteroi, com seus atrativos.

Relembre o caso

O CAT da Boa Viagem seria inaugurado em uma pracinha em frente à Ilha da Boa Viagem. Porém, a Prefeitura mudou o endereço após o protesto de moradores da região contra o abate de árvores que a obra implicaria. Na época, alguns moradores haviam sugerido, inclusive, que a obra fosse realocada para o calçadão. Além de maior segurança, eles alegavam que a construção do CAT poderia modificar as características originais da pracinha e danificar o espaço que tem como propósito o maior contato com a natureza e o bem estar. A retirada de árvores do local poderia prejudicar, ainda, a flora e a fauna.

COMPARTILHE