Niterói por niterói

Publicado

Centenário de Leonel Brizola é tema de exposição no Solar do Jambeiro

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com
A mostra poderá ser visitada até o dia 26 junho
exposição brizola geral
A vida do engenheiro e político é contada em 15 banners com fotos de época e textos. Fotos: Divulgação

O ano de 2022 marca o centenário de nascimento de Leonel Brizola. A data está sendo celebrada na exposição  “Os caminhos a gente encontra caminhando”, em cartaz no Centro Cultural Solar do Jambeiro, em São Domingos.

Em 15 banners com fotos de época e textos, a vida do engenheiro e político Brizola (22 de janeiro de 1922 – 21 de junho de 2004) é contada de forma cronológica – desde sua infância e família na cidade gaúcha de Passo Fundo, até se tornar governador do Rio de Janeiro entre 1991 e 1994.

A exposição mostra a trajetória de Brizola de estudante pobre ao político que liderou a Campanha da Legalidade de 1961, que garantiu a posse do presidente João Goulart. Herdeiro político de Getúlio Vargas, ele também foi governador do Rio Grande do Sul, prefeito de Porto Alegre, deputado federal e estadual.

Um dos principais inimigos dos vencedores do golpe de 1964, Brizola passou 15 anos no exílio. Na volta, disputou por duas vezes a presidência da República. Ele morreu em 2004, aos 82 anos, de complicações decorrente de pneumonia.

A exposição mostra a trajetória de Brizola de estudante pobre ao político que liderou a Campanha da Legalidade de 1961.

O principal legado atribuído a Brizola está na área da Educação. Ele construiu mais de sete mil escolas, nos estados em que governou. No Rio de Janeiro, o destaque fica para a criação dos CIEPs e a adoção das escolas em horário integral, em projeto desenvolvido ao lado do antropólgo Darcy Ribeiro. Brizola também foi incentivador do programa Médico de Família, iniciado em Niterói pelo prefeito Jorge Roberto Silveira, depois levado para todo o Brasil.

A exposição poderá ser visitada até o dia 26 junho e tem entrada franca.

Leia mais: Exposição sobre Van Gogh virá a Niterói

 

 

 

COMPARTILHE