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Catamarã bate recorde de movimento e governo do estado não dá sinal de ampliar a frota

Por redação
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O secretário estadual de Transportes Washington Reis diz para quem não encontrar lugar ir para as barcas do Centro.
Consórcio Barcas Rio assume dia 12/02, mantendo a atual grade de horários. Passageiros vão poder embarcar com QR Code da RioCard
Lotação do Catamarã: 6,9 mil passageiros em apenas um dia e barcas lotadas. Foto: arquivo

Bastou uma semana e o catamarã de São Francisco para o Rio bateu os recordes de lotação, desde 2020, antes da pandemia derrubar o movimento do transporte.  Foram cerca de 6,9 mil passageiros por dia, 72%% mais que na semana anterior, boa parte atraídos pela redução da tarifa de R$ 21 para R$ 7,70. Embora o corte na tarifa tenha sido viabilizado pela Prefeitura de Niterói, que paga a conta da diferença do valor da passagem, foi o Secretário Estadual de Transportes Washington Reis, ex-prefeito de Duque de Caxias, que festejou o resultado. Mas não pareceu disposto a dar a contrapartida do estado, para a melhoria do serviço.

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A expectativa da prefeitura de Niterói era que o governo Castro garantisse a ampliação da frota, para dar conta do aumento esperado da demanda. Diante das embarcações lotadas, a Secretaria de Transportes recomenda que os passageiros  que não encontrarem lugar, se desloquem para as barcas, no centro de Niterói, na contramão da proposta da cidade de reduzir o trânsito na cidade. Em nota divulgada nesta quarta-feira (19), o governo estadual informou que os passageiros “têm a opção de seguir pela linha Arariboia. A partir do dia 24 de março, a tarifa do trecho passará a custar R$ 4,70, e as embarcações que fazem a travessia têm capacidade para até duas mil pessoas.”

A tarifa de R$ 7,70 – quase 1/3 menor do que a praticada antes (R$ 21) – entrou em vigor no último dia 6, logo após o Carnaval. De acordo com a Secretaria de Transporte, na semana útil seguinte, o sistema registrou a média de 6,3 mil passageiros por dia, quase o dobro da média do ano de 2024. No dia 11 de março, uma terça-feira, foi registrado o maior movimento: 6,9 mil pessoas. O número representa um recorde de usuários da linha por dia dos últimos 5 anos, após a marca de 7.040 passageiros em 12 de março de 2020.

O secretário Washington Reis afirmou que os números estavam dentro do que havia sido planejado e disse que “outras melhorias estão por vir”, sem especificá-las.

Na cerimônia em que foi selado o acordo entre a prefeitura e o governo do estado para a redução da tarifa da linha Charitas-Praça XV, o próprio Reis informou que estava a cargo do estado providenciar “duas ou três” novas embarcações para atender a demanda que deveria vir em função da redução do preço da tarifa. Até agora, porém, não houve reforço na frota.

Atualmente, quatro barcas são utilizadas no trecho. O aumento do movimento também não provocou mudanças na grade de horários da linha, a mesmo do tempo da passagem a R$ 21: funciona de segunda a sexta, com partidas entre 6h30 e 20h10 no sentido Charitas – Praça XV e das 7h às 21h no sentido Praça XV – Charitas. Os intervalos são de 20 minutos. A linha não opera entre 12h e 16h, e não há circulação nos fins de semana e feriados.

“As embarcações que fazem a linha Charitas têm capacidade para 350 passageiros, em média e, atualmente, nenhuma delas permite que os passageiros viajem em pé. Portanto, se o limite máximo for atingido, a embarcação poderá partir até mesmo minutos antes do previsto, agilizando o tempo de viagem dos passageiros. Sendo assim, os usuários que tiverem chegado na estação posteriormente precisarão aguardar a próxima barca. Em caso de demanda acima do esperado, os passageiros também têm a opção de seguir pela linha Arariboia onde as embarcações que fazem a travessia têm capacidade para até duas mil pessoas”, orientou um trecho da nota da secretaria de transporte.

Reduzir o número de veículos das ruas de Niterói, principalmente, na Avenida Roberto Silveira, era um dos objetivos da prefeitura de Niterói ao subsidiar a tarifa da linha Charitas.

 

 

 

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