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Barcas: linha Arariboia-Praça XV também terá tarifa reduzida

Por Redação
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O valor da passagem vai passar de R$ 7,70 para R$4,70. Novo preço entra em vigor no próximo dia 24 de março
CCR fica à frente da concessão das barcas. Foto: Divulgação CCR/Barcas
A medida entrará em vigor 18 dias após a redução da tarifa da linha Charitas-Praça XV. Foto: arquivo A Seguir Niterói

A linha Arariboia-Praça XV das barcas também terá sua tarifa reduzida. A partir do próximo dia 24, ao invés de R$ 7,70, a passagem vai custar R$4,70. A informação foi dada pelo governo do Estado, nesta quinta-feira (13).

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A medida entrará em vigor 18 dias após a redução da tarifa da linha Charitas-Praça XV, que passou de R$ 21 para R$ 7,70.

Para anunciar a novidade, o governador Claudio Castro e o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, desembarcaram na estação Arariboia, onde foram recebidos pelo prefeito Rodrigo Neves.

Atualmente, a passagem dos ônibus municipais do Rio também custa R$ 4,70. A tarifa entrou em vigor nos primeiros dias de 2025. Antes, o valor era de R$ 4,30.

A conta

Estação Arariboia, no Centro de Niterói.

Dessa vez, será o estado que vai arcar com os custos do subsídio da passagem. De acordo com o governador, a tarifa mais barata vai gerar mais movimento e, consequentemente, gerará “mais caixa” e, assim, será possível “comprar barcas novas”.

– Rodrigo Neves foi o primeiro prefeito a me procurar para reduzir tarifa. A partir disso, fechamos a parceria em Charitas. Agora, iniciamos um novo modelo, nas barcas do Centro, em que o Estado se responsabiliza. A nova concessionária recebe por milha náutica. Quanto mais travessias fizer, mais recebe. Isso foi fundamental para a decisão de hoje – afirmou Cláudio Castro.

O prefeito de Niterói também ressaltou a parceria com o Governo do Estado para a melhoria da mobilidade em Niterói e nas cidades vizinhas.

– Aqui estamos tratando do interesse da população. Reduzir a tarifa de R$ 7,70 para R$ 4,70 vai beneficiar muito Niterói, mas também a população de São Gonçalo. Assim como o Catamarã Charitas, cuja prefeitura subsidia parte do valor, beneficia também os moradores de Maricá – disse Rodrigo Neves.

Pela nova licitação do serviço, o dinheiro arrecadado com a bilhetagem vai para o governo do estado. O novo operador é remunerado pelo estado em função da milha náutica percorrida.

Não foi informado o motivo que levou o governo estadual a estabelecer o valor de R$ 4,70 para a nova tarifa da linha Arariboia-Praça XV.

Charitas

Estação Charitas no primeiro dia de operação com novo valor da tarifa.

Foi logo após o fim do Carnaval que o novo valor da passagem do catamarã de Charitas entrou em vigor. Era uma quinta-feira e o movimento na estação foi apenas um pouco maior, segundo alguns funcionários. Para eles, a “prova de fogo” seria na segunda-feira (10). Dito e feito.

Esta semana, mais  pessoas do que na semana anterior se dirigiram à estação Charitas e os primeiros problemas já apareceram. O principal deles foi ser barrado na hora de passar pela catraca pelo fato da embarcação ter atingido sua capacidade máxima. As embarcações dessa linha têm capacidade para cerca de 350 pessoas sentadas e não é permitido fazer a viagem em pé, como na linha Arariboia.

Além disso, várias pessoas se surpreenderam com o fato da linha Charitas simplesmente não operar na parte da tarde, a partir das 12h.

Apesar da implantação da tarifa social na até então seletiva linha Charitas-Praça XV estar prevista em Lei, que data de 2018, caberá à prefeitura de Niterói pagar a conta da redução da tarifa.  O município vai pagar para o governo do estado R$ 2 milhões, por mês, durante os próximos dez meses. O convênio que selou o acordo para a redução da tarifa, assinado entre a prefeitura e a secretaria estadual de Transportes tem duração de quatro anos;

Embarcações

O convênio foi assinado em 12 de fevereiro passado, primeiro dia de operação das barcas sob responsabilidade do novo operador, o consórcio Barcas Rio. No evento, o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, afirmou que era da responsabilidade do estado providenciar barcas extras para o funcionamento da linha. Isso porque, com a redução da tarifa do catamarã, a expectativa, naquele momento, é que o número de passageiros cresceria em torno de 50%.

O prognóstico se concretizou. Nesta quinta-feira (13), a prefeitura de Niterói informou que, “em apenas uma semana, o fluxo de passageiros no Catamarã aumentou mais de 50%”. Antes da redução da tarifa, a linha transportava cinco mil pessoas, por dia.

Segundo Reis informou à época da assinatura do convênio, a linha Charitas -Praça XV teria sua frota aumentada em “duas ou três embarcações”.  O A Seguir procurou saber junto à secretaria, à prefeitura de Niterói e ao consórcio quantas barcas extras estariam disponíveis para os passageiros, já no começo da operação com a tarifa reduzida.

Por intermédio de nota, a prefeitura informou:

“O consórcio reservou uma barca extra para operar nos horários de pico. Em caso de aumento muito grande de demanda, o consórcio irá dobrar a capacidade da linha Charitas-Praça XV”.

Já a secretaria estadual de Transporte deu a seguinte orientação:

“Em caso de demanda acima do esperado, os passageiros têm a opção de seguir pela linha de Araribóia. A tarifa também custa R$ 7,70 e as embarcações têm capacidade para mais de mil pessoas”.

Tanto a secretaria estadual quanto a prefeitura repetiram a informação que o aumento do movimento da linha Charitas iria reduzir o fluxo de veículos na Avenida Roberto Silveira e na Zona Sul de Niterói. A estimativa é que 5 mil carros deixariam de circular na região.

Calor

Também no dia da assinatura do convênio, tanto o prefeito quanto o secretário de transportes cobraram do consórcio a imediata climatização das barcas da linha Arariboia. Atualmente, uma pequena parte da frota é climatizada. No último dia 25 de fevereiro, o consórcio apresentou uma “solução emergencial”: a instalação de ventiladores gigantes.

Na época, o governo do estado afirmou se tratar de uma iniciativa temporária, que não iria substituir os aparelhos de ar-condicionado, “cuja instalação requer adaptações técnicas específicas”. Foi informado ainda que, até o final do semestre, todas as embarcações estariam com sistema de refrigeração instalado.

Além do calor na maioria das embarcações, outra reclamação (antiga) dos usuários da linha é a superlotação nos horários de pico.

 

 

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