COMPARTILHE
A reurbanização do Centro da cidade começa a ganhar forma com a entrega da alameda de pedestres que integra a região com o Caminho Niemeyer. A Alameda Oscar Niemeyer, apresentada como um boulevard, tem projeto paisagístico do escritório Burle Marx, 10 mil metros quadrados e 220 árvores.
Uma área total de 65 mil metros quadrados onde havia um supermercado e um estacionamento foi reurbanizada e requalificada. O Município entregou o prolongamento das ruas Marquês de Caxias, Saldanha Marinho e Doutor Fróes da Cruz até o Caminho Niemeyer. A área tem oito quarteirões que vão receber empreendimentos imobiliários residenciais com estabelecimentos comerciais nos térreos dos prédios.
A área urbanizada vai permitir a construção de até 20 prédios de 20 andares, os primeiros já com tapumes e estandes de venda. A expectativa é de que sejam licenciadas três mil unidades habitacionais. O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que as obras entregues nesta terça-feira (12) fazem parte de um grande esforço para a revitalização do Centro.
– Uma das premissas principais para a revitalização era trazer mais moradores para o Centro da cidade. O Centro, ao longo do tempo, deixou de ser a área mais populosa de Niterói. Com a urbanização de todo este espaço, gradativamente a gente vai fazer com que esta região se transforme no novo Centro de Niterói, que vai induzir uma série de investimentos para a recuperação de todo este espaço. Como parte desse conjunto de medidas de revitalização do Centro, a Prefeitura vem fazendo um grande investimento. Na Avenida Visconde do Rio Branco, existe a implantação de uma nova urbanização. Já inauguramos a primeira parte do Parque Esportivo de Niterói, onde haverá uma arena poliesportiva. A Prefeitura também está recuperando a pista de atletismo da UFF, que terá padrão internacional e um grande evento na sua inauguração – , afirmou Axel Grael.
O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, ressaltou que a integração do Caminho Niemeyer com o Centro era um desafio que se tornou realidade.
– Tínhamos aqui uma área degradada que servia como estoque de automóveis. A partir de agora a gente está começando uma nova etapa nessa área. Uma etapa de resgate deste espaço importantíssimo do Centro novamente para a cidade. No futuro, vamos ter aqui moradias, comércio, restaurantes, e toda uma vitalidade que essa área nunca conheceu. Era necessário dar uma volta muito grande para sair do Centro e chegar no Caminho Niemeyer. A partir de agora, isso será possível atravessando duas quadras. A cidade também ganha a alameda para pedestres Oscar Nieyemer, um espaço público marcante. Tudo isso mostra o compromisso do prefeito com o desenvolvimento urbano sustentável -, afirmou o secretário de Urbanismo.
COMPARTILHE