Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Bloco dos Inconfidentes faz Carnabril no Rio

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Concentração será no domingo, dia 21, na rua do Mercado, no Centro da cidade, a partir das 13h. A data é feriado de Tiradentes
bloco dos inconfidentes
O lema dos Inconfidentes “Liberdade ainda que tardia” é o lema do bloco. Foto: reprodução

Essa é para quem está com saudades do Carnaval de rua do Rio. No domingo, dia 21, o Bloco dos Inconfidentes ocupa a rua do Mercado, no Centro da cidade, a partir das 13h.

Leia mais: Dengue recua em Niterói

Dia 21 de abril é um feriado nacional que foi estabelecido em homenagem a Tiradentes. Ele foi enforcado em 1792 pela sua participação na conspiração planejada contra a Coroa portuguesa, a Inconfidência Mineira.

O bloco surgiu como uma brincadeira entre amigos. Com instrumentos e fantasiados de inconfidentes, fariam um cortejo da praça Tiradentes à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (que se chama Palácio Tiradentes e tem uma enorme estátua do ícone da Inconfidência Mineira na frente do prédio).

O lema dos Inconfidentes “Liberdade ainda que tardia” (libertas quæ sera tamen) é o lema do bloco, com toda ênfase na palavra Liberdade.

Para os niteroienses que quiserem curtir um Carnabril, a dica é ir de barca porque a rua do Mercado é do lado da estação da Praça XV.

O bloco também é uma espécie de desagravo. Afinal, no Rio de Janeiro, nessa época do ano, o feriado mais aguardado e cultuado é o de São Jorge, dois dias depois de Tiradentes.

 

 

 

COMPARTILHE