13 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Baile de rua é tema de exposição de fotografia em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

“Dia de Baile” apresenta 50 fotos feitas pelo artista Baraúna que retratam eventos organizados por jovens moradores do Morro do Palácio
Dia de baile_1
As imagens selecionadas para a mostra combinam fotografias analógicas e digitais. Foto: Divulgação

O baile de rua é o tema da exposição “Dia de Baile”, em cartaz até o próximo domingo (28), no Espaço de Fotografia do Centro de Artes UFF, em Icaraí.

Leia mais: Roda de samba no alto de trio elétrico abre o Carnaval de rua de Niterói

São 50 fotografias de Baraúna que retratam eventos organizados pelo Ujima Gang, coletivo formado em 2017 por jovens moradores do Morro do Palácio, entre eles, o próprio artista, além de músicos, produtores e DJs.

Naturais de outros municípios fluminenses, os criadores da UG vieram para Niterói para ingressar na Universidade Federal Fluminense, onde se conheceram. Daí a universidade – e sua vizinha, a Cantareira – ser entendida por eles como local de encontro, criações conjuntas e, é claro, muitas festas. Em uma das fotos, o baile acontece na quadra de esportes do campus Gragoatá.

As imagens selecionadas para a mostra combinam fotografias analógicas e digitais. As impressões são exibidas em molduras de acrílico coloridas e caixinhas de fita cassete garimpadas especialmente para a ocasião. A escolha foi feita pelo artista e pela curadoria como uma forma de remeter ao universo da música e das festas.

“O trabalho de Baraúna dialoga com a tentativa atual de compor a narrativa da história da arte e das imagens pela revisão analítica de suas reflexões”, afirma Ana Pimenta, em texto produzido para a mostra. “Ujima, que significa trabalho coletivo e responsabilidade na língua suaíli, lembra o ideal por trás da construção do termo utopia”.

COMPARTILHE