4 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Axel Grael: “Parque da Lagoa vai mudar a relação do morador de Niterói com a cidade”

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Em depoimento dado com exclusividade ao A Seguir, o Prefeito de Niterói acredita que a obra oferece oportunidade de transformar a vida da cidade
Inauguração Recanto Carlos Boechat1 (2)
Para Grael, a obra do parque resolve problemas de ocupação irregular e saneamento. Foto: Prefeitura/Lucas Benevides

O Prefeito de Niterói, Axel Grael, não esconde a forte ligação que tem com o projeto do Parque Orla de Piratininga, não apenas por ser uma das obras mais importantes da sua gestão, mas também como ambientalista e morador da cidade. A sua militância ambiental, que mais tarde o levaria para a política, começou na defesa da recuperação das lagoas. Conhece e acompanhou de perto cada etapa e detalhe do projeto. Talvez não tenha visitado tanto um obra quanto esta que promete entregar completa até o fim do ano. Para ele, o prefeito, o ambientalista e o morador se encontram na Lagoa de Piratininga.

Num depoimento exclusivo ao A Seguir Niterói, o Prefeito Axel Grael fala do Parque da Orla de Piratininga.

“Desde os anos 80 defendo a recuperação das Lagoas, e foi assim que comecei minha militância ambientalista. Agora que o prefeito Axel Grael encontrou o ambientalista Axel, posso dizer que me sinto muito feliz ao ver o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis ganhar forma. É um sonho para alguém, tão envolvido na causa ambientalista, poder entregar à população o maior investimento de um parque urbano em implantação no País. Um sonho de muitas décadas que se tornou realidade. E com tudo o que há de mais atual e tecnológico. Posso dizer que com o Parque Orla, a realidade parece um sonho.
Esse Parque, pela importância e grandiosidade, vai mudar a forma como o morador da Região Oceânica e a população de Niterói se relacionam com a cidade ao proteger os ecossistemas da lagoa e tratar águas de drenagem urbana, além de fornecer estruturas de cultura, esporte e lazer, com ciclovias e mirantes de observação.
A inovação dos três jardins filtrantes, distribuídos ao longo de 35 mil m2 de área construída, vai permitir que a própria natureza se encarregue de filtrar as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga.
Os resultados já são visíveis e vão transformar a Bacia do Rio Cafubá, a Bacia do Rio Arrozal e a Bacia do Rio Jacaré. A Lagoa de Piratininga voltará a ter água de qualidade.
O lado urbano e social são destaque nesse projeto. Daremos início agora às obras de saneamento e urbanização, além da regularização fundiária das comunidades da Av. Almirante Tamandaré, da Acurcio Torres e do Iate Clube. Estas intervenções já estão em andamento nas comunidades da Barreira e Ciclovia.
Além disso, fizemos ou estamos fazendo drenagem, pavimentação e outras melhorias urbanas em vários bairros do entorno do parque, como Fazendinha do Cafuba, Maralegre, Piratininga e Jardim Imbuí. Além de diversos equipamentos de lazer, recreação e esportes, como na Ilha do Tibau.
O Parque é fundamental para Niterói e ele faz parte de um projeto ainda maior, o Programa Região Oceânica Sustentável, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina, a iniciativa traz soluções de infraestrutura, urbanização e sustentabilidade para toda a região.
Não se trata apenas de uma obra. O lado social é uma das prioridades. Fizemos um grande trabalho de capacitação dos moradores do entorno para empreender com as novas oportunidades que virão com o parque. O parque é uma grande oportunidade de melhorar a vida da cidade.”
Prefeito Axel Grael

COMPARTILHE