COMPARTILHE
Atletas brasileiros com índices para ir ao Mundial de Atletismo Sub-20 serão atração nos três dias de provas do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo. A competição será realizada no Complexo de Atletismo Aída dos Santos, na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Gragoatá.
Leia mais: Niterói tem 33 mil moradores vivendo em áreas de risco
O Brasileiro, que será transmitido ao vivo pelo Canal Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), começa às 8:20 de sexta-feira (7) com a disputa dos 100 m do decatlo e termina no domingo (9), após a final por tempo dos 3.000 m com obstáculos masculino. A competição recebeu a inscrição de 697 atletas de 132 clubes e 23 Estados mais o Distrito Federal.
Esta edição do Brasileiro Sub-20 vale vaga também para o Sul-Americano de Lima (Peru), que será realizado de 12 a 14 de julho. Serão convocados até 60 atletas, dois por prova. Lima também vai sediar o Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, de 26 a 31 de agosto, e o Brasileiro a ser disputado em Niterói está dentro dos prazos da janela de obtenção de índices, que iniciou em 1 de outubro de 2023 e fecha no dia 4 de agosto.
Até o momento o Brasil tem atletas com índices em 19 provas, 9 feminina e 10 masculina. Algumas disputas, inclusive, serão bem acirradas em Niterói, como a dos 110 m com barreiras, em que cinco atletas têm índices: Odair Gonçalves de Aguiar Júnior (AD Centro Olímpico-SP), Paulo Henrique da Silva (Praia Clube-Exército-Futel-MG), Vinícius de Brito (Acarisul-SC), Igor Silvestre Jesus (ADC São Bernardo-SP) e Tiago Guiotti Bonfim (Praia Clube-Exército-Futel). A final dos 110 m será na última etapa do Brasileiro, no domingo (9/6).
Paulo Henrique Batista (APA/SECEL/ Jaraguá do Sul-SC) e Wesley Dionísio da Silva (AD Centro Olímpico-SP), ambos com índices nos 100 m e 200 m, também serão atração do Brasileiro, assim como Victor Elias Chaves (Orcampi-SP), que tem a marca mínima exigida pela World Athletics para o Mundial nos 400 m rasos e os 400 m com barreiras.
No feminino, são muitos os destaques do Brasileiro Sub-20, de várias equipes do Brasil, como Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP), que foi ao Mundial Sub-20 de Cali (COL) em 2023, tem índice para o Mundial de Lima nos 100 m e vai buscar marca no salto em distância, e Hakelly Maximiano da Silva (AECD Macaé-RJ), que tem apenas 15 anos e índice nos 200 m.
Também serão chamados os 20 primeiros no Ranking Sul-Americano Sub-20 até a sexta posição, entre 1 de janeiro e 9 de junho de 2024, dois atletas por país (em caso de empate entre brasileiros vale o segundo melhor resultado do atleta, o terceiro e, sucessivamente, até o desempate; nos casos em que o empate ocorrer entre provas e ou gêneros diferentes, o desempate será pelo Scoring Tables of Athletics).
– É muito gratificante ver o Complexo de Atletismo Aída dos Santos ativo e recebendo jovens de todo o Brasil que sonham um caminho de vida pelo esporte. Revitalizamos a pista para ser mais um ponto de resistência do esporte brasileiro, polo de intercâmbio entre culturas. Queremos que Niterói seja, cada vez mais, um ponto de impulso para talentos. Que venham mais e mais competições para a nossa cidade – afirmou o prefeito Axel Grael.
Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo
COMPARTILHE