COMPARTILHE
Papai Noel não tem se sentido muito seguro em Niterói. No ano passado, a Árvore de Natal, em São Francisco, desabou do alto de seus 50 metros, às vésperas da inauguração.
Desta vez, a Prefeitura de Niterói se preveniu e montou uma estrutura de ferro e concreto na praça do Rádio Amador para receber a árvore. Mas também não deu certo.
Em meia hora de vento e chuva, nesta segunda-feira (16), três dias depois da inauguração, a árvore ficou meio torta. Várias “placas” da sua base foram arrancadas; no meio, a estrutura de ferro ficou retorcida, do lado que dá para o mar. O local foi interditado por volta das 16h30.
Os objetos de decoração também sucumbiram. Os enfeites tombaram, bem como o portal da entrada onde funcionava uma “máquina de fazer neve”. As casinhas vermelhas foram jogadas dentro do mar. Sobraram apenas duas.
Na hora da chuva, funcionários que trabalhavam no local se abrigaram no carrossel, a única estrutura que ficou de pé.
Depois da chuva, chegaram funcionários da montagem natalina, para avaliar danos e riscos.
Prefeitura de Niterói informou que estrutura começou a ser desmontada no final da tarde desta segunda-feira. e que rajadas de vento no local chegaram a uma velocidade “de mais de 80km/h”.
A Árvore de Natal de São Francisco foi acesa às 20h da última sexta-feira (14). No lugar das tradicionais luzes piscantes, a árvore é “enfeitada” com projeções de imagens. Está prevista para ficar montada até 20 de janeiro de 2025.
Também na sexta-feira passada, foi inaugurada a decoração de Natal do Campo de São Bento, em Icaraí. Lá, as principais atrações são o trenzinho e a Casa do Papai Noel, além de uma programação de shows que vai até o próximo dia 22.
A árvore deste ano foi projetada com base de concreto para garantir segurança e estabilidade. Foi aberto um fosso circular, cavado no piso de pedra sabão da praça, que recebeu uma estrutura de vergalhões e concreto. É nesta base, que se assemelha às fundações de qualquer muro ou uma casa, que foi fixada e erguida a estrutura metálica da árvore de Natal de Niterói.
A medida foi implementada após o incidente ocorrido em 8 de dezembro de 2023, quando a estrutura desabou. Nas últimas edições, a árvore se sustentava sobre sua própria estrutura, com calços precários, até que, no ano passado, não foram suficientes para sustentá-la e ela desabou.
A empresa responsável pelo palco e árvore de Natal que desmoronaram, em 2023, continua sendo contratada pela Prefeitura de Niterói para a realização de eventos na cidade.
De acordo com o Diário Oficial do último dia 13, a Estrutend Estruturas venceu uma licitação promovida pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo e vai fornecer estruturas para atender a Festividades de Natal, concurso da Corte Momesca e ensaios das Escolas de Samba na Amaral Peixoto. O valor do contrato é de R$ 2.031.920,00. A vigência será de 81 dias, contados a partir de 6 de dezembro passado.
Ao longo do ano, a empresa venceu várias licitações da Neltur para fazer locação, instalação e montagem de palco para eventos.
Em 2023, a Estrutend Estruturas foi a responsável pela montagem do palco onde se apresentaria a cantora Marisa Monte, como parte a programação pelo aniversário de 450 anos de Niterói. O palco desmoronou.
Menos de um mês depois, a empresa estava erguendo a tradicional Árvore de Natal, em São Francisco, que também desmoronou. Em 2023, Niterói ficou sem a Árvore de Natal oficial da cidade.
Seis meses após a queda da árvore, a polícia informou que nunca houve uma investigação sobre o caso. A Prefeitura responsabilizou o mau tempo pelos desmoronamentos.
Sobre as avarias na árvore de Natal de São Francisco, a prefeitura de Niterói se manifestou por intermédio das suas redes sociais:
“A Defesa Civil de Niterói determinou a desmontagem da Árvore de Natal e outras instalações natalinas na Praça Rádio Amador, em São Francisco, depois que fortes ventos de mais de 80km/h atingiram a região e causaram avarias em algumas das estruturas, na tarde desta segunda-feira (16). Embora a base da estrutura da árvore não tenha sofrido danos, em decisão preventiva, o trabalho de desmonte já começou e está sendo realizado pela empresa contratada.”
A prefeitura não informou o nome da empresa contratada.
COMPARTILHE