Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Animação brasileira premiada estreia em Niterói com oficina ministrada pelo diretor

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

“Bizarros Peixes das Fossas Abissais” terá sessão especial no Cine Arte UFF, quinta-feira (25), às 19h, com ingresso a preço único de R$ 5
Bizarros Peixes
No longa, a protagonista percorre múltiplos e distintos locais. Fotos: Divulgação

Três personagens em uma jornada até as profundezas do oceano: uma mulher com superpoderes excêntricos, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica. Essa é a história da animação “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”, que tem estreia nacional marcada para esta quinta-feira (25).

Leia mais: Roda de samba no alto de trio elétrico abre o Carnaval de rua de Niterói

Em Niterói, o lançamento, no Cine Arte UFF, terá uma sessão especial às 19h, com a presença do próprio realizador, o premiado diretor de curtas de animação Marão, que faz sua estreia na direção de longas. Após a exibição, ele ministra uma oficina de animação 2D tradicional com flipbooks. O ingresso terá valor único de R$ 5,00.

“Bizarros Peixes das Fossas Abissais” chega aos cinemas após conquistar prêmios em 19 festivais. A obra recebeu Menção Honrosa dentro da Première Brasil – Novos Rumos no Festival do Rio deste ano. Também recebeu o prêmio de Melhor Longa pelo Júri Popular do MONSTRA Festival, em Lisboa, e fez parte da programação da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e do Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana (CUBA).

“Bizarros Peixes das Fossas Abissais” chega aos cinemas após conquistar prêmios em 19 festivais.

Com classificação indicativa de 10 anos, o longa é uma “comédia estilizada de super-heróis bizarros”, segundo definição de Marão. A protagonista percorre múltiplos e distintos locais, desde a Baixada Fluminense até a Sérvia e as fossas abissais do título, para encontrar partes de um misterioso mapa. Essa jornada é “desculpa” para a criação de situações de humor nonsense. Os personagens foram dublados pelos atores Natália Lage, Rodrigo Santoro e Guilherme Briggs.

Marão é um nome conceituado e premiado no ramo das animações. Ele possui 15 filmes, passagem por 667 festivais e 127 prêmios. Formado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi presidente-fundador da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) e, desde 2003, é coordenador do Dia Internacional da Animação. Sua característica principal é o trabalho de forma artesanal. Por isso sua oficina será de animação 2D tradicional com flipbooks.

Veja o trailer aqui

O Cine Arte UFF fica na Rua Miguel de Frias 9, em Icaraí

COMPARTILHE