COMPARTILHE
A maratona de desfiles das escolas de samba, no Sambódromo do Rio de Janeiro, começa nesta sexta-feira (17), às 21h15 e termina apenas no raiar do dia 21, terça-feira, depois que a Unidos do Viradouro terminar de passar pela avenida.
Na sexta e no sábado (18), se apresentam as agremiações da Série Ouro do Carnaval carioca.
Leia mais: Rosa Maria Egipcíaca, a primeira escritora negra, é destaque no Carnaval da Viradouro
Niterói tem uma escola de samba que desfila nessa “categoria”. Trata-se da Acadêmicos do Sossego que, em um passe de mágica, se transformou na Acadêmicos de Niterói.
Oriunda do Largo da Batalha, a Sossego foi criada em 1969. No Carnaval passado, realizado em julho de 2022, a agremiação também desfilou na Série Ouro e ficou em sexto lugar, dentre 15 escolas.
Em setembro do ano passado, foi anunciado que a Sossego cedeu seus direitos de desfile para a recém-fundada Acadêmicos de Niterói cujo presidente é Hugo Júnior que também era o presidente da Sossego. O acúmulo de dívidas teria sido o motivo para que a escola buscasse ter um novo CNPJ.
Desde 2019, a agremiação tem como presidente de honra Ânderson Pipico, atual vereador e ex-secretário municipal de Participação Social.
No Carnaval de 2023, a Acadêmicos de Niterói vai levar para a avenida o enredo “O Carnaval da Vitória”, que vai exaltar antigos carnavais da cidade. Tem como ponto de partida o ano de 1946 quando, com o fim da Segunda Guerra Mundial, os desfiles das escolas de samba de Niterói voltaram a acontecer na Avenida Amaral Peixoto, no Centro. A ideia é mostrar a grandiosidade do carnaval niteroiense, em diferentes bairros, terminando com uma homenagem à cidade pelos seus 450 anos que serão comemorados em novembro.
A então Sossego já homenageou Niterói outras duas vezes: em 2009 e 2010.
Na primeira vez, teve como enredo “Sorria, Você Está Numa Cidade Com Muito Sorriso, Suor e Sossego” que levou a escola a conquistar o título de campeã da quarta divisão – então chamado Grupo RJ-2, retornando à Passarela do Samba.
No ano seguinte, com “Sua Majestade, o Rei Sol”, que abordava o astro solar como tema de seu carnaval, foi rebaixada, voltando a desfilar na Estrada Intendente Magalhães, primeiro degrau para o acesso à elite das escolas de samba do Rio de Janeiro.
A Acadêmicos de Niterói tem com carnavalesco André Rodrigues. Será a penúltima agremiação a entrar no Sambódromo, no primeiro dos dois dias de desfiles, (sexta-feira, 17). No dia seguinte, a vizinha Porto da Pedra, de São Gonçalo, será a quinta a se apresentar.
21h15 – Arranco do Engenho de Dentro
Enredo: Zé Espiguela – Chão do meu Terreiro
Carnavalesco: Antônio Gonzaga
22h20 – Lins Imperial
Enredo: Madame Satã: Resistir para Existir
Carnavalescos: Ray Menezes e Eduardo Gonçalves
23h25 – Acadêmicos de Vigário Geral
Enredo: A Fantástica Fábrica da Alegria
Carnavalescos: Alexandre Costa, Marcus do Val e Lino Sales
00h30 – Estácio de Sá
Enredo: São João, São Luís, Maranhão! Acende a Fogueira do meu Coração!
Carnavalesco: Mauro Leite
01h35 – Unidos de Padre Miguel
Enredo: Baião de Mouros
Carnavalescos: Edson Pereira e Wagner Gonçalves
02h40 – Acadêmicos de Niterói
Enredo: O Carnaval da Vitória
Carnavalesco: André Rodrigues
03h45 – São Clemente
Enredo: O Achamento do Velho Mundo
Carnavalesco: Jorge Silveira
21h15 – União de Jacarepaguá
Enredo: Manoel Congo, Mariana Crioula – Heróis da Liberdade no Vale do Café
Carnavalescos: Lucas Lopes e Rodrigo Meiners
22h20 – Unidos da Ponte
Enredo: Liberte nosso Sagrado: o Legado Ancestral de Mãe Meninazinha de Oxum
Carnavalescos: Guilherme Diniz e Rodrigo Marques
23h25 – Unidos de Bangu
Enredo: Aganjú – A Visão do Fogo, a Voz do Trovão no Reino de Oyó
Carvalesco: Robson Goulart
00h30 – Em Cima da Hora
Enredo: Esperança, Presente!
Carnavalescos: Marco Antônio Falleiros e Carlos Eduardo (Cadu)
01h35 – Unidos do Porto da Pedra
Enredo: A Invenção da Amazônia – Um Delírio do Imaginário de Julio Verne
Carnavalesco: Mauro Quintaes
02h40 – União da Ilha do Governador
Enredo: O Encontro das Águias no Templo de Momo
Carnavalesco: Cahê Rodrigues
03h45 – Império da Tijuca
Enredo: Cores do Axé
Carnavalescos: Júnior Pernambucano e Ricardo Hessez
04h50 – Inocentes de Belford Roxo
Enredo: Mulheres de Barro
Carnavalesco: Lucas Milato
Os desfiles da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro serão transmitidos ao vivo pela Band Rio, na sexta-feira, a partir das 21h; e no sábado, a partir das 20h30. No Camarote Nº1, os apresentadores Glenda Kozlowski e Sergio Mauricio vão descrever toda a emoção vivenciada já no início da Sapucaí.
A transmissão terá comentários do colunista Bruno Chateaubriand, do escritor Leonardo Bruno e a passista da Estação Primeira de Mangueira, Rafaela Bastos. Participam também as apresentadoras do programa “Samba Coração”, da Band Rio, Evelyn Bastos, rainha de bateria da Mangueira, e Selminha Sorriso, primeira porta-bandeira da Beija Flor de Nilópolis. Em rede nacional, a exibição começa a 1h da manhã, nos dois dias.
Seis equipes vão mostrar todos os detalhes do evento, até as 6h da manhã. A emissora vai usar 26 câmeras para a transmissão. Ao longo do espetáculo, o público poderá votar em enquetes interativas para avaliar os quesitos comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, além da escola como um todo.
No domingo (19) e na segunda-feira (20), dias dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, o repórter Rafael Pessina estará no Camarote Nº1 trazendo informações sobre o evento. Nesses dois dias, as apresentações serão transmitidas, ao vivo, pela TV Globo.
COMPARTILHE