COMPARTILHE
Estão abertas as inscrições para moradores de Niterói participarem do Serviço de Acolhimento Familiar. O SAF é voltado para famílias que desejam acolher crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem ou extensa por medida de proteção.
Leia mais: Cartão postal de Niterói, Igrejinha da Boa Viagem será entregue em agosto
A Prefeitura de Nierói, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, fará uma capacitação, na próxima terça-feira (27), com famílias que desejam participar do SAF. Será às 10h, na Rua Coronel Gomes Machado, 259, 2º andar, no Centro de Niterói.
O Acolhimento Familiar é amparado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Atualmente, no país, 95% dos 30 mil casos de medida protetiva estão em instituições.
Diferente dos abrigos institucionais (em que há educadores contratados), trata-se de uma modalidade em que a criança ou adolescente é cuidada temporariamente por uma outra família: a família acolhedora. Essa família é parte do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) e, durante o período de acolhimento, assume todos os cuidados e a proteção da criança e/ou do adolescente.
As famílias acolhedoras são selecionadas, preparadas e acompanhadas por uma equipe de profissionais para receber crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, até que possam retornar para sua família de origem ou, quando isso não é possível, ser encaminhadas para adoção. Ou seja, acolhimento familiar não é adoção e tem duração máxima de 18. Na verdade, famílias habilitadas para adoção não podem se inscrever em programas de acolhimento familiar e vice-versa.
Para ser uma Família Acolhedora, é preciso:
As inscrições são podem ser feitas pelo link https://l1nk.dev/0tg7K.
COMPARTILHE