COMPARTILHE
A um mês das eleições, a Rua Ator Paulo Gustavo, maior vitrine de Icaraí, virou o principal território da disputa eleitoral em Niterói. Difícil é caminhar menos de 100 metros sem se deparar com militantes e cabos eleitorais pagos distribuindo panfletos, adesivos e acenando bandeiras. Não acontece por acaso: o bairro concentra 80 mil moradores e o movimento do comércio atrai eleitores de toda a cidade.
O A Seguir: Niterói percorreu toda a Rua Ator Paulo Gustavo na manhã da sexta-feira (2) e mapeou os principais pontos de comitês de campanha e as esquinas mais visadas pelos candidatos e seus cabos eleitorais.
A esquina que mais chama a atenção, justamente pela disputa de campos ideológicos opostos, é a da Lopes Trovão com a Paulo Gustavo. Um pouco antes do Shopping Icaraí, o eleitor se depara com duas pequenas bancas, uma de extrema direita e outra de esquerda.
Na mesma calçada, praticamente lado a lado, estavam posicionadas bancas do deputado federal do PL Carlos Jordy e de diversos candidatos do PSOL. O clima na manhã desta sexta era estranhamente amistoso, mas naquele mesmo ponto muitas divergências políticas que resultaram em confrontos verbais já foram relatados por moradores da região.
Armas, livros e dedo na cara em Icaraí — A Seguir Niterói (aseguirniteroi.com.br)
Próximo dali, onde era uma das agências do Bradesco, foi montado o comitê do candidato a deputado estadual Comte Bittencourt, do Cidadania. Quem possui como hábito caminhar pela rua Otávio Carneiro, por exemplo, outro ponto atrativo para os correligionários, sabe que as calçadas largas ficam estreitas devido às bandeiras e placas levantadas pelos apoiadores. Nesta sexta, o espaço estava ocupado por um apoio tímido do candidato a governador do PDT e ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
A campanha esquenta naquele ponto no final da tarde. É a esquina mais disputada do bairro e onde os candidatos concentram seus correligionários, formando um corredor de bandeiras na rua. Não falta música, megafone e panfletagem.
As campanhas se espalham pelas dez quadras da rua, na Ary Parreiras a Miguel de Frias. Caminhando mais um pouco, na esquina seguinte, avistava-se mais uma campanha do candidato a deputado federal do PL Carlos Jordy. Bandeiras eram avistadas em outro point político de Icaraí, a Rua Belisário Augusto.
No início da Paulo Gustavo, entre as ruas Álvares de Azevedo e Pereira da Silva, na loja onde costumava ser o Mundo Verde, foi montado um comitê de campanha do deputado estadual do PSD, Bruno Lessa. Na tentativa de resgatar o que pode passar despercebido, um homem balançava a bandeira bem na entrada da loja para convocar e chamar a atenção dos transeuntes.
Próximo dali, na esquina da Álvares com a Paulo Gustavo, na calçada da Unicred, foi montada uma banca do PSOL formada por dois jovens. Os panfletos, diversos, faziam campanha para a candidata a deputada federal Talíria Petrone e para o candidato a deputado estadual Paulo Eduardo Gomes. Panfletos do Lula, candidato a presidência, também eram distribuídos, reforçando a aliança dos dois partidos. Interessante notar que alguns pontos se tornaram rodízios de partidos de diferentes ideologias. No dia anterior, neste mesmo local, havia um grupo de representantes do Movimento Brasil Conservador.
Numa espécie de extensão do reduto da esquerda, na calçada do supermercado Hortifruti, as promoções dos produtos no mercado dividiam espaço com campanhas políticas. Também na Álvares de Azevedo, eram vistas bandeiras dos candidatos a deputado estadual Leonardo Giordano (PCdoB) e Paulo Eduardo Gomes (PSOL).
A disputa de território segue nos próximos dias e a tendência é que as ruas fiquem ainda mais movimentadas e abastecidas de bandeiras, cartazes e panfletos. Em suspense, as cenas dos próximos capítulos. Cabe ao eleitor escrever o final dessa história.
COMPARTILHE