Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Luiz Cláudio Latgé

Jornalista, documentarista, cronista, atuou na TV Globo por 30 anos, como repórter, editor, diretor. Consultor em estratégia de comunicação, mora em Niterói e costuma ser visto no Mercado de São Pedro.
Publicado

Armas, livros e dedo na cara em Icaraí

image - 2022-08-22T175711.248
O deputado Carlos Jordy discute com o vereador Professor Túlio. Foto: reprodução inernet

O início da campanha eleitoral exibiu em Niterói o pior da política nacional, no embate do Deputado Federal Carlos Jordy (PL) com o Vereador Professor Túlio (PSOL), na rua Paulo Gustavo, o coração de Icaraí. Jordy foi documentando aos berros, diante do adversário político, fazendo ameaças: “Eu te arrebento”, gritava, como circulou em vídeo nas redes sociais. O deputado, que tem sua base eleitoral em Niterói e tenta a reeleição, é a maior liderança do bolsonarismo na cidade.  Diz que foi provocado pelo vereador.  Professor Túlio, que faz campanha na cidade pelo candidato ao governo Marcelo Freixo (PSB),  registrou a ocorrência.

A cena repete em Niterói o mesmo confronto entre armas e livros que marcou a disputa de 2018. Na eleição, Bolsonaro popularizou o gesto de simular uma arma com os dedos e venceu o candidato do PT, o professor Fernando Hadad. A contraposição entre o autoritarismo e a cultura se repetiu durante todo o governo e pode ser sintetizada na frase do Presidente questionando o programa de governo de Lula: “Não se esqueçam que o outro cara, o de nove dedos, falou que vai acabar com a questão do armamento no Brasil, tá? Vai recolher as armas, clube de tiro vai virar… vai virar biblioteca. ” Quase um meme, sem necessidade de edição.

A disputa nacional trazida para Niterói antecipa o que será a disputa em 2022, numa cidade que já pendeu para os dois lados. Curiosamente, Jordy foi o candidato a deputado federal mais votado em Niterói, em 2018. Nas eleições municipais de 2020, Professor Túlio também ficou entre os mais votados. Testemunhas do encontro relatam que este, aliás, foi um dos temas da discórdia, quem tem – ou terá – mais votos, em Niterói? O vereador não disputa a eleição, mas apoia os candidatos do PSOL a Deputado Estadual, Flávio Serafini, e a Deputada Federal, Talíria Petrone.

Jordy insiste que foi ofendido, embora apareça no vídeo com dedo em riste diante do adversário. O vídeo gravado por seguidores do Professor Túlio foi editado e eventualmente não conta toda a história. Mas o vereador apresentou denúncia e postou no twitter que não se deixará intimidar. “Um bando de fascistas tentou nos intimidar na tarde de hoje, nas ruas de Niterói. É a tática deles. Não vão conseguir! Não temos medo! Vamos enfrentar esses canalhas nas ruas e nas urnas e mandá-los para a lata de lixo da história!”

A pacata rua Paulo Gustavo, da pacata Icaraí, das farmácias e dos idosos, da pacata Niterói, se transforma assim em território de confrontos. Na verdade, isto acontece desde que o ator desbancou o coronel Moreira César do endereço, motivo de protestos muitas vezes agressivos. Nas calçadas do mais nobre endereço comercial da cidade, seguidores de Jordy e do Presidente Bolsonaro mantêm uma mesa para pedir o voto do eleitor da cidade. A poucos metros de outro posto de campanha, que pede votos para Lula e Freixo. E ainda tem a campanha de Rodrigo Neves.

É de se esperar que em Niterói ninguém se julgue dono da cidade para defender o território a bala, como aconteceu em Foz do Iguaçu. Um crime por motivo trivial, como entendeu a polícia.

 

 

COMPARTILHE