2 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

A cada três horas, um motorista é flagrado sob efeito de álcool em Niterói

Por Gabriel Mansur
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Operação Lei Seca autuou 988 condutores apenas entre os meses de julho e outubro. Número de acidentes aumenta proporcionalmente, no período
Niterói registra um motorista embriagado a cada três horas. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Niterói registra um motorista embriagado a cada três horas. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A cada três horas, um motorista é autuado em Niterói por embriaguez ao volante, crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É o que aponta a Operação Lei Seca. Este levantamento abrange o segundo semestre de 2022.

Leia mais: Lei Seca bate recorde em Niterói: numa blitz na cidade, 60% dos motoristas parados tinham consumido álcool

As estatísticas mostram que, neste mês de outubro, por exemplo, 222 condutores testaram positivo para embriaguez, em meio a 31 blitze e 2.907 abordagens. O número corresponde a uma média diária de 7,16 flagrantes por alcoolemia – um a cada 3h30.

Em setembro, por exemplo, 206 motoristas foram flagrados alcoolizados ao volante. Embora tenham sido realizadas o mesmo número de operações, 31, menos veículos foram abordados, 2.701. A média diária, portanto, foi um pouco menor: 6,8 flagrantes de embriaguez, ou um a cada 3h50.

No mês de agosto, em um cenário de 3.254 abordagens, 253 motoristas foram flagrados embriagados enquanto trafegavam pela cidade. A média, nesse caso, foi de 8,16 autuações por dia, um a cada 2h56.

O mês de julho teve o recorde de abordagens e autuações por embriaguez ao volante. Entre o dia 1º e o dia 31, 307 condutores foram autuados por ingerirem bebida alcoólica. O número representa uma média de 9,9 por dia, ou um a cada 2h25. Neste mesmo intervalo, a Lei Seca realizou 3.575 abordagens.

Acidentes aumentam proporcionalmente

Quanto mais autuações por embriaguez, mais acidentes são registrados. O mês de julho, que teve o maior número de alcoolemia ao volante, neste segundo semestre, também registrou um número expressivo de acidentes. De acordo com a Niteroi Transporte e Transito (Nittrans), órgão ligado à Prefeitura de Niterói, foram 212 no total.

No mês de agosto, que teve menos ocorrências de embriaguez em relação a julho, houve menos acidentes de trânsito: 200. A Nittrans ainda não divulgou os dados de setembro e outubro.

Redução gradativa de abordagens

O relatório da Lei Seca aponta uma redução gradativa no número de abordagens. Em julho, por exemplo, 3.575 veículos foram parados; em agosto, este número caiu para 3.254; no mês de setembro, mais uma queda, 2.701. A exceção, neste caso, é outubro, quando a Lei Seca realizou 2.907 abordagens.

COMPARTILHE