Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Lei Seca bate recorde em Niterói: numa blitz na cidade, 60% dos motoristas parados tinham consumido álcool

Por Gabriel Mansur
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Niterói tem uma média de 7,4 motoristas autuados a cada dia por consumo de bebidas
Operação Lei Seca autua 57 motoristas por embriaguez ao volante, em Niterói. Foto: Magno Segllia
Lei Seca flagrou 681 condutores alcoolizados entre junho e agosto., em Niterói. Foto- Magno Segllia

O número de motoristas alcoolizados em Niterói, em 2022, chama atenção. Segundo levantamento da Lei Seca, foram autuados 7,4 condutores por dia entre os meses de junho e agosto.

Nestes 92 dias, 681 pessoas testaram positivo para alcoolemia ou se recusaram a fazer o exame para detectar o consumo de bebidas alcoólicas. Diante dos 8.238 motoristas que foram parados, nas 79 ações registradas, a soma representa 8,27% de ocorrências .

Em uma única operação, realizada numa sexta-feira à noite, os agentes da Lei Seca autuaram seis a cada 10 condutores abordados. O número, correspondente a 62,5% das abordagens, é um recorde em todo o estado do Rio de Janeiro.

Niterói acompanha o aumento de embriaguez ao volante indicado nos municípios metropolitanos do Rio em 2022, estando na quarta colocação, atrás apenas de Duque de Caxias (9,9%), Maricá (11,6%) e Nova Iguaçu (14,6%).

Na região metropolitana, por exemplo, a cada 100 abordados entre janeiro e junho deste ano, 11,6 foram autuados, em média. Neste mesmo intervalo de 2019, a média era de 4,4, um acréscimo de 263%.

Na região do Médio Paraíba, que abrange cidades como Volta Redonda e Resende, os números são ainda maiores: 25,8% dos motoristas parados na blitz estavam alcoolizados, contra 8,7% em 2019, quase 300% mais.

Na cidade do Rio, os bairros com maior média percentual de flagrantes são Cascadura (16%), Rocha (15,5%) e Del Castilho (15,1%).

Os dados foram obtidos nas 1.737 operações realizadas entre janeiro e junho deste ano, período em que foram verificados 172.283 veículos. As estimativas revelam um quadro que segue o mesmo padrão em quase todas as regiões do estado.

Pega-fujão

O aumento de casos também pode ser justificado pelo projeto “pega-fujão”, criado com o objetivo de surpreender os motoristas que tentam driblar a blitz.

Adotado há pouco mais de um mês, a nova modalidade de fiscalização é composta por quatro duplas de agentes que atuam em motocicletas patrulhando rotas alternativas aos locais onde estão montadas as operações.

Índice de autuações cai em agosto

No mês de agosto, em um cenário de 3.254 abordagens, 253 motoristas foram flagrados embriagados em Niterói, o que representa um percentual de 7,8%.

A marca é inferior do que a registrada em julho, quando 8,6% dos condutores que foram parados pela Lei Seca estavam alcoolizados ao volante – 307 autuações entre 3.575 abordagens.

 

 

 

 

COMPARTILHE