Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

209 pessoas foram detidas por furto de energia no estado no ano passado

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Magé e São Gonçalo lideram os municípios do Rio de Janeiro atendidos pela Enel com maior incidência de “gatos”
Operação contra furto Macaé
Funcionário da Enel em ação contra furto de energia. Foto: Divulgação

Dentre os 66 municípios do estado do Rio de Janeiro atendidos pela Enel, Magé lidera a lista com os maiores índices de furto de energia, no ano passado.

Leia mais: Procon de Niterói receberá queixas contra a Enel

O município ficou na liderança com quase 56 mil ocorrências e índice de 41,6% de perdas de energia. São Gonçalo vem na sequência, com 35 mil incidências e 38,4% de perdas, seguido pelas localidades de Araruama, com mais de 5 mil registros (29%) ; Cabo Frio, com 4 mil flagrantes (24,3%) e Angra dos Reis com 11 mil registros (23%).

De toda energia distribuída pela companhia na sua área de concessão, cerca de 25% se perderam – a maior parte devido ao furto de energia, também conhecido como “gato”.

No ano passado, a distribuidora realizou cerca de 320 mil inspeções em sua área de concessão. Além das inspeções, foram realizadas 23 mil operações de modernização de medidores, com a instalação de sistemas inteligentes com comunicação remota. Em parceria com as autoridades policiais, foram lavrados 403 boletins de ocorrência junto a Polícia Civil, com 209 pessoas detidas.

Ao longo de 2023, foram encontrados 170 mil casos de furtos de energia. Com isso, segundo a Enel, foi possível recuperar mais de 396 milhões de kWh de energia furtada. Este volume recuperado pela distribuidora em 2023 seria suficiente para abastecer aproximadamente 167 mil residências por um ano com consumo médio mensal de 197 kWh.

COMPARTILHE