Niterói por niterói

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

O ‘arraiá’ da roqueira Masterpiece

amber junina 2

O novo espaço dedicado ao rock, em Niterói, vai se transformar em um “arraiá” para fazer sua festa junina. É verdade que vai ter bandeirinha, mas sanfona, aí já é demais. O rock seguirá dando o tom da atração principal, mas no estilo country. E para beber, um quentão… gelado.

Quem acha que a colunista não está falando coisa com coisa, calma porque tudo será explicado. O novo espaço dedicado ao rock, em Niterói, é o bar da fábrica da Masterpiece que realiza, no dia 9 de julho, sua primeira festa junina – julina, no caso.

Para celebrar a data, foi produzida uma cerveja especial, a Amber Junina. Inspirada no tradicional quentão, a bebida foi feita a partir de uma base de Amber Ale blendada com uma infusão de conhaque, cravo e canela. O resultado foi uma cerveja com 5.1% de teor alcoólico e 25 de amargor, com leve caráter maltado, que remete a biscoito; aroma principal de canela, seguido do cravo; com aquecimento alcoólico e alta carbonatação. Ou seja, um quentão… gelado.

A Amber Junina será um dos destaques do cardápio do evento, mas o ingresso dá acesso a toda linha clássica de chopes da casa (Pilsen, Weiss, English Pale Ale, Irish Red Ale, Session Ipa e Ipa), bem como a comidinhas típicas de festa junina.

Como reza a programação musical do bar, a atração da noite será em ritmo de rock, com a apresentação da banda niteroiense Colorado Country – uma das mais tradicionais da cidade, criada há 25 anos.

Espaço do rock

Quem vai pela primeira vez ao bar da fábrica da Masterpiece é bem capaz de demorar para descobrir onde fica o palco onde as bandas se apresentam. Nesse caso, a pista é: olhe com atenção atrás do balcão.

O bar, com 22 torneiras, foi projetado e construído junto com a cervejaria, mas foi aberto ao público depois da inauguração da fábrica, por conta da pandemia do Coronavírus. Na época, agosto de 2020, ainda havia muitas restrições para o funcionamento de bares e restaurantes. Por exemplo, o local que tem capacidade para 108 pessoas, podia receber, no máximo, 30 por conta das regras para evitar aglomerações.

Tem menos de um ano que o bar funciona “de verdade”, da forma como os sócios da cervejaria planejaram. Como todos são devotos do rock, o local já nasceu predestinado a ser um “santuário” do gênero musical. Agora, pelo menos dois shows acontecem, sagradamente, nas sextas e nos sábados. Se não abrem mão do gênero musical, não há, porém, preconceito em relação ao estilo da banda – de metal a surf rock, vale tudo.

De onde sai tantos grupos para dar conta de montar a programação do bar?

– Somos ‘olheiros’, observamos as bandas e suas propostas, sejam elas de Niterói ou não. Muitas pessoas também nos indicam e, agora, os próprios músicos que já se apresentaram no bar indicam outros músicos para virem para cá. Convidamos, testamos a aceitação do público e vamos compondo a agenda. Tem muita gente ainda para se apresentar pela primeira vez – explica Gael Andrade, beer sommelier e gerente do bar da fábrica, um dos “olheiros” ao lado do próprio CEO da Masterpiece, André Valle, e o produtor cultural Iury Hainfellner.

Para se ter uma ideia do cardápio musical do bar, as próximas atrações programadas são Bloody Mary (Rockabilly, 1 de julho) e The Badcops (tributo ao The Police, 2 de julho). Já se apresentaram, por exemplo, Purple Snake (tributo a Whitesnake e Deep Purple), Nykyty Skynyrd (tributo Lynyrd Skynyrd), Gino Garcia Band e Biokimi-K (ambos classic rock). Ano passado, quem mais “bateu ponto” por lá foi a banda Helena de Tróia cujo repertório é inspirado pelos grupos AC/DC, Guns N’ Roses, Nirvana e Green Day.

Reza a lenda que as bandas gostam de tocar na Masterpiece principalmente por um detalhe que faz parte do palco: uma torneira de chope para que os músicos se sirvam, livremente, ao longo da apresentação.

Serviço 

Arraiá da Masterpiece

Data: 9 de julho

Horário: das 19h à 01h

Local: Rua Ari Gomes da Silva, 43, Cafubá, Niterói – RJ

Leia também: Niterói tem uma única mulher à frente de fábrica cervejeira

 

COMPARTILHE