Duas marcas de Niterói ganharam medalha de ouro no MBeer Contest Brazil, o concurso cervejeiro do Mondial de la Bière: Matisse e Noi. A principal premiação, a medalha de platina, foi para a Bodebrown, de Curitiba (PR).
O resultado foi divulgado na noite de quarta-feira (11), primeiro dia do evento que vai até domingo (15). Nove marcas de Niterói participam do festival cervejeiro.
Matisse medalhou com o rótulo Maruhy Ice, que tem como base a Stout da marca, a Maruhy, feita com nibs de cacau e canela (6,7% de teor alcoólico e 51 IBU). A cerveja passou por um processo de congelamento, o que rendeu mais cremosidade e aumentou consideravelmente o teor alcoólico, que passou para 14%. Quando esse rótulo foi lançado, teve matéria aqui na coluna. Confira
Noi ganhou ouro com a Noi Cioccolato, uma Russian Imperial Stout (RIS). Esse rótulo é um “papa medalhas” tradicional da marca.
A Bodebrown, além da medalha de platina, levou também uma de ouro. Os rótulos vencedores foram, respectivamente, Bodebrown St. Arnold 10 Wood Aged (uma Belgian Dark Strong Ale de 10% de teor alcoólico) e Luppolo Mosaic (Hazy Strong Pale Ale).
Também levaram medalha de ouro:
Alpendorf (Nova Friburgo, RJ) – Dubbel com cumaru e café;
Hood (Vitória, ES) – Nuts for Vanilla (Russian Imperial Stout);
Brewteco ganhou duas medalhas: Ris the Way café e This Ris The Way Baunilha, colaborativas com as marcas cariocas Indigo e Pakas. O Brewteco é uma rede de bares do Rio de Janeiro que está se tornando também uma cervejaria, uma notícia antecipada pela coluna.
Denker (RJ) – Praia Negra, uma Wood Barrel Aged Russian Imperial Stout, feita em parceria com a cachaça Praianinha. É um dos lançamentos da marca para festival.
Doutor Duranz (Petrópolis, RJ) – Pudim de Caramelo (Pastry Stout)
Mistura Clássica (Guapimirim, RJ) também ganhou duas medalhas: Layla (Russian Imperial Stout) e Amnésia (Imperial IPA);
Three Monkeys (Rio de Janeiro) – I’m Sour, Sour com pitaya e goiaba;
Wals (Belo Horizonte, MG) – Wals Trippel Barred Aged.
Esse concurso é aberto às cervejarias que participam do evento, mas a adesão é opcional. Tem como característica ser de “estilo livre” ou seja, os jurados não avaliam os rótulos a partir do estilo indicado pela marca. Cada um deles dá pontos a partir de suas avaliações pessoais em relação a cada cerveja degustada.
As eleitas deste ano mostraram uma tendência de valorização de ingredientes como baunilha, café, chocolate e caramelo. Em anos anteriores, estavam prevalecendo as frutas como matéria-prima principal dos rótulos.
– Essas notas de baunilha, café, chocolate e caramelo realmente estão muito presentes este ano. São sabores inusitados que o público vem se sentindo cada vez mais à vontade para experimentar – comentou Manolo Prigol, analista comercial da Bodebrown.
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