26 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Friburgo em alta: confraria feminina, medalhas e beer tour

Criação de confraria feminina, medalhas em concurso nacional e fartas opções para roteiros de beer tours diante de um grande número de cervejarias – com direito a pequena produção de lúpulo. Em resumo, assim é a cervejeira Nova Friburgo, cidade serrana do Rio de Janeiro.

Distante 119 km de Niterói, o município reúne, atualmente, 14 marcas de cerveja sendo 11 com fábricas próprias que promovem beer tours com regularidade.

São elas: Alpendorf , Angels & Devils, Barão, Pontal, Mamute, Ranz, Fribier, Sanandu, Lumiarina, Andar de Cima e Born2brew. As ciganas (ou seja, as marcas que não têm fábrica própria) são : Cacife. Vegbier e Serra Carioca.

Confraria

Encontro de estreia da Confraria Feminina de Nova Friburgo, em março. Foto: Divulgação

De todas, somente uma é totalmente comandada por mulheres. Trata-se da Angels & Devils, criada em 2016 com instalações em uma casa no bairro do Cônego, onde também funciona o bar da fábrica. Porém a Alpendorf e a Barão também têm presença feminina nas suas operações, à cargo, respectivamente, de Ana Zimmer e Karol Angelo.

Foram elas, junto com a sommelière Monique Almeida (sentada, à esquerda na foto), que decidiram dar um sacode na representação feminina no universo cervejeiro da cidade. Em março passado, aproveitando o Mês das Mulheres, elas criaram a Confraria Feminina de Nova Friburgo.

– Temos um polo cervejeiro significativo na cidade e achamos que seria legal atrair mais mulheres para esse universo. Não imaginávamos que teríamos uma adesão tão grande. No nosso evento de estreia, reunimos 31 mulheres e nos surpreendemos com a curiosidade e a vontade de aprender mais sobre cerveja artesanal que elas demonstraram – contou Monique, também produtora de cerveja caseira e sócia da loja de insumos Caledônia Brewshop.

O grupo se reuniu pela primeira vez no bar (smokehouse) da cervejaria Alpendorf, onde também acontecerá, no próximo dia 27, o segundo encontro. Dessa vez, será promovida a degustação de seis rótulos de diferentes estilos que fazem parte de quatro escolas cervejeiras.

Segundo Monique, muitas das mulheres que participaram do primeiro encontro repetiram uma fala comum de quem ainda não está acostumado com cerveja artesanal: que se trata de uma bebida forte.

– A questão é saber o que está sendo entendido como forte. Para umas, era o teor de amargor, para outras, o teor alcoólico ou a percepção de um adjunto, por exemplo.  O importante é mostrar que existem diversos tipos de cerveja e que é possível quebrar essa barreira começando a degustar por estilos que não representem uma ruptura com o que se está acostumado. Aos poucos, as pessoas vão experimentando novos estilos e descobrem que a cerveja artesanal é um universo enorme de sabores e experiências. A Confraria Feminina pretende ajudar a apresentar esses sabores e passar informações relacionadas com a história da cerveja e sua produção – explicou.

Monique é uma carioca que desde 2015 mora em Nova Friburgo e foi na cidade que descobriu a cerveja artesanal. Afinal, a bebida era encontrada com facilidade nos bares da cidade. Ao conhecer alguns produtores, descobriu, com boa dose de espanto, que poderia produzir sua própria cerveja em casa. E assim se tornou uma cervejeira caseira e, mais tarde, beer sommelière.

Medalha

De todas as cervejarias de Nova Friburgo, a Alpendorf tem se destacado nos campeonatos cervejeiros do país. Na 12ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), por exemplo, um rótulo da marca ficou em quinto lugar, dentre os melhores da competição – a Alpendorf Barley Wine Reserva Amburana.

O concurso, realizado em março, em Blumenau (SC), distribuiu 408 medalhas, sendo 127 de ouro. Desse total, somente 3 vieram para o Rio de Janeiro, sendo que 2 a Alpendorf  levou para Nova Friburgo, conquistadas pelos rótulos Barley Wine Reserva Amburana (Brazilian Wood Aged) e Margherita Gose (Herb and Spice Beer).

Beer Tour

A Alpendorf tem dois endereços na cidade. A fábrica fica no bairro da Conquista, com um biergarten ao lado de uma Queijaria Escola. Já a smokehouse, com várias torneiras de chope, fica no Ypu.

Os dois lugares foram incluídos no beer tour que a Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA) de Niterói e São Gonçalo promove entre os dias 19 e 21 de abril.

Um grupo de cerca de 30 associados, vai invadir Nova Friburgo para visitar sete cervejarias – além da Alpendorf, estão no roteiro Pontal, Mamute, Serra Carioca, Angels & Devils, Ranz e Andar de Cima.

Em cada local, os mestres cervejeiros darão detalhes sobre suas produções e vão guiar degustações. Quem estiver pela cidade e quiser se juntar ao grupo da AcervA para acompanhar todas as informações, é só chegar.

Pelas redes sociais da AcervA, será possível seguir os passos dos cervejeiros caseiros de Niterói e São Gonçalo por Nova Friburgo.

Lupulinário estará nesse beer tour. Aguardem notícias.

Leia mais: Um roteiro por três estreantes do Comida di Buteco Niterói

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

COMPARTILHE