23 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Cocada, pé de moleque e quentão viram “cervejas juninas” em Niterói

cerveja alfredo volpi masterpiece

Cocada, pé de moleque e quentão. Esses itens típicos do cardápio de festas juninas foram transformados em cerveja por duas marcas de Niterói. A Masterpice, do Cafubá, reeditou a sua já tradicional Amber Junina que simula o sabor de um quentão… gelado. Já a Malteca, de Jurujuba, lançou três rótulos “típicos”: Cocadamber, Pé de moleque e Witgabriela.

Degustação

Este ano, pela primeira vez, a Amber Junina  ganhou uma lata e, consequentemente, um rótulo. Essa cerveja sazonal foi produzida pela primeira vez, pela Masterpiece, em 2021 e, desde então, vinha sendo lançada, uma vez por ano, apenas em chope.

Agora, com a lata, a cerveja foi batizada de Alfredo Volpi. Seu rótulo estampa uma obra icônica do pintor ítalo-brasileiro do século XX: “Grande Fachada Festiva”, de 1950. Com ela, o artista capturou a essência vibrante e colorida das festas populares brasileiras.

Dentro da lata, outra “essência” das festas juninas nacionais: o quentão. A Alfredo Volpi (5,1% de teor alcoólico e 25 de amargor) é uma cerveja que tem por base uma Amber Ale blendada com uma infusão de conhaque temperado com cravo e canela. No aroma, as especiarias dão o tom. No sabor, equilibra notas de malte caramelizado e um leve amargor.

Na Malteca, três cervejas de linha da marca ganharam ingredientes típicos para celebrar as festas juninas. O lançamento é somente em chope.

A Cocadamber (5,0% ABV, 14 IBU ) tem como base uma Amber Lager que recebeu adição de coco queimado. É o coco que predomina no aroma. Também marca presença no gole, com o sabor se misturando ao maltado do estilo.

A Pé de Moleque (4,0% ABV, 30 IBU) parte de uma das cervejas mais festejadas da marca, a sua Dry Stout batizada MIB (Malteca in Black), que ganhou como novo ingrediente amendoim torrado. A MIB, por conta da sua torra do malte, tem aroma que remete a café (fresco) com notas de caramelo. Na versão junina, esse cafezinho ganha sabor adicional de toffee e nuts.

A Witgabriela (4,9% ABV , 12 IBU) é a Witbier da casa que foi temperada com cravo e canela, lembrando que esse estilo já leva adição de casca de laranja e semente de coentro. As especiarias deram para a cerveja notas condimentadas.

Quem quiser provar as três, em sequência, o mais recomendado, neste caso, é por ordem crescente de teor de amargor: começando pela Witgabriela, seguindo pela Cocadamber e terminando com a Pé de Moleque.

Festa

A Malteca vai promover uma festa junina, na sua fábrica (Avenida Carlos Ermelindo Marins, 926), onde também funciona um taproom. Será no próximo dia 29, quando todo o bairro de Jurujuba estará festejando São Pedro. O arraiá da cervejaria acontece das 12h às 22h. Vai ter barraquinha de comida típica, inclusive com churrasquinho e salsichão, além de forró tocado ao vivo.

A Masterpice costuma fazer festa julina, mas ainda não confirmou sua edição 2024 do evento.

Leia também: O barato do terpeno na cerveja

COMPARTILHE