Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Cervejaria Máfia comemora 8 anos em Niterói

cerveja Nottingham da máfia

Será com uma Double Brown Ale que a cervejaria Máfia vai comemorar seus 8 anos. O lançamento será no domingo, 23 de junho, quando o aniversário será celebrado com um evento no bar da marca, em Itaipu.

O rótulo foi batizado com o nome da cidade inglesa de Nottingham, tida como sendo o berço de Robin Hood. Seria uma “indireta” para dizer que a marca está disposta a “roubar” mercado dos grandes e poderosos do segmento?

Brincadeiras à parte, trata-se de uma cerveja com inspiração na Escola Inglesa. O termo Brown Ale foi usado pela primeira vez por cervejeiros de Londres, no final do século XVII, para descrever um então novo produto. A Nottingham (6,2% ABV; 30 IBU) é uma Brown Ale mais alcoólica do que indica o estilo. Por isso foi chamada de “Double”. Foi descrita pela cervejaria como sendo uma bebida escura, de baixo amargor e corpo médio, com notas de caramelo, toffee e chocolate. No aroma, notas florais e terrosas, características dos lúpulos ingleses.

A Máfia foi a segunda cervejaria instalada em Niterói. Foi batizada, originalmente, como Serra Verde Imperial, porque a fábrica quase foi construída na cidade serrana de Nova Friburgo (RJ). Quando os planos mudaram e a cervejaria se instalou em Niterói, seguiu no mercado com o nome Máfia, adotado quando ainda era uma marca cigana.

Em 2021, passou a fazer parte do portfólio da também niteroiense Masterpiece. André Valle, CEO das duas cervejarias, fez para Lupulinário uma avaliação do momento atual da Máfia:

– Minha análise é que a Cervejaria Mafia atingiu um alto grau de maturidade, nestes 8 anos de existência. Ampliamos a fábrica e trocamos a linha de garrafas por latas de alumínio com rótulos de nove estilos. Dentre eles, a Charlotte, uma Catharina Sour com Jabuticaba, tem se destacado em premiações. Além disso, o bar da Máfia, com 21 torneiras, já se consolidou como um dos mais tradicionais da cena cervejeira do Estado do Rio. E ainda temos uma grande estrutura para eventos cervejeiros, sendo possível atender diversos simultaneamente. Em resumo, estamos executando o que planejamos e isso tem dado excelentes resultados.

No dia 23, o bar da Máfia (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 9777) estará fechado para a festa, que começa às 13h. O ingresso, que deve ser comprado antecipadamente (WhatsApp: 21.984120840), dará direito a open bar de chope, drinks e petiscos além de uma caldereta comemorativa. A programação inclui brincadeiras cervejeiras e show da banda Rock Land.

Leia também: O barato do terpeno na cerveja

COMPARTILHE