Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Bitta Bier: nova marca de Niterói

bitta bier

Niterói tem uma nova marca de cerveja artesanal, a Bitta Bier.  Foi recém-criada, após o fim de uma sociedade que lançou no mercado, em 2017, a Invocada.  É a Bitta que ocupa, agora, um espaço na Vila Cervejeira, no Centro, onde administra, também a hamburgueira Carro de Boi.

À frente da nova cigana da cidade está o cervejeiro Danilo Lima e Silva. No tap room da marca, estão disponíveis uma Red Ale, IPA, Session IPA, Double IPA e uma Pilsen. Em breve, uma nova IPA vai entrar em cena.

Danilo explica que o nome é uma homenagem ao seu pai, Nelson, que tinha como apelido Bita. Para a marca, ele acrescentou um “t” e o design as juntou para criar o símbolo Pi (π), uma letra grega utilizada na matemática para representar o infinito.

“Com esse nome, sinalizo o que busco para a minha cerveja e a nova marca: que seja forte, resistente e eterna”, afirma Danilo.

Natural de São Pedro da Aldeia (RJ), ele se mudou para Niterói em 1999, para estudar, e nunca mais saiu. Formado em Engenharia de Produção, foi na cidade que começou a se interessar por cervejas especiais – primeiro, as importadas, apresentadas por amigos e que passou a consumir, depois, em bares especializados, como o Armazém São Jorge.

O boom da cerveja artesanal, no país, despertou ainda mais a curiosidade de Danilo para a bebida. Resultado: se matriculou em um curso na Confraria do Marquês, pioneiro no ensino de produção de cerveja, no Rio de Janeiro, onde a primeira “leva” de futuros donos de marcas cariocas aprendeu os primeiros passos na produção caseira da bebida.

Nos seus tempos de produção caseira, sua Red Ale começou a chamar a atenção dos amigos e a receber elogios. Como na maioria das histórias cervejeiras, os elogios se tornaram o empurrão para a profissionalização da produção – feita após mais estudos, dessa vez, no Instituto da Cerveja Brasil (ICB).

– Em 2017, identificamos uma oportunidade de negócio. Estávamos certos. A pandemia derrubou um pouco todo mundo, nos últimos dois anos, mas o que percebo é que o mercado melhorou, em relação àquela época. Então, é um bom momento para recomeçar – comenta Danilo.

A Red Ale dos tempos de caseiro se tornou o carro-chefe da antiga marca e segue, agora, à frente da Bitta Bier que, por enquanto, é encontrada apenas na Vila Cervejeira.

Voltar a participar de eventos faz parte dos planos de curto prazo. A longo prazo, a ideia, segundo Danilo, é transformar o atual tap room em brewpub, “se a economia do país estiver girando”.

Bem-vinda Bitta Bier!

A Vila Cervejeira fica na Rua Heitor Carrilho 250, no Centro de Niterói.

Leia mais: Um salve para o beer sommelier brasileiro

 

 

COMPARTILHE