Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Bares da Baixada Fluminense são os vencedores do Comida di Buteco

boteco do teixeira 2023

A Baixada Fluminense foi a grande vencedora do Comida di Buteco do Rio de Janeiro. Somente bares da região foram premiados na versão 2023 do concurso.

O campeão foi o Boteco do Teixeira, de Duque de Caxias, com o petisco Bomboteco: bombons crocantes com recheio de bacalhau cremoso, embalados no bacon, servidos com molho especial.

Em segundo lugar ficou o Buteco do Portuga, de Nova Iguaçu. Petisco: Nosso Presente é Você  – creme de bacalhau servido com batatas chips.

A medalha de bronze foi para o Carpaccio, de São João do Meriti. Petisco: Vasco da Gama, o Heróico Português – bacalhau desfiado, cebola, mostarda preta e purê de aipim, gratinados com requeijão e queijo parmesão; acompanha de molho de mix de ervas e especiarias.

Em quarto lugar ficou o Quintal do Peter Espetaria, também de Nova Iguaçu. Petisco: Barriga da Sogra  – barriga de porco, temperada com um tempero de família, acompanhado com porção de aipim, preparada com manteiga de garrafa e molho de ervas finas.

O quinto lugar foi para o Beer Soccer Club, também de Duque de Caxias. Petisco: Cavadinha do Patrono – camarão cinza salteado com molho triplo burro intercalado com mousseline de batata baroa.

Dos cinco vencedores de 2023, três foram premiados em 2022: Boteco do Teixeira (3º lugar), Buteco do Portuga (4º lugar) e Carpaccio (5º lugar).

Boteco do Teixeira e Butego do Portuga costumam subir no pódio do evento com regularidade. O Buteco do Portuga foi o vencedor em 2021 e em 2018, ficando em segundo lugar em 2019, para citar apenas os últimos anos do evento. Já o Boteco do Teixeria ficou em 5º lugar em 2019; 2º em 2018 e 3º em 2017.

“Estou muito emocionado. Busco esse prêmio há sete anos. Já ganhei em outras colocações, mas esse prêmio é a minha grande consagração. Perdi meu pai em outubro passado, ele sempre estava aqui comigo e eu dedico esse prêmio para ele”, disse Sandro Teixeira, na cerimônia de premiação, realizada no último dia 30 de maio, na Lapa.

Com o título, o Boteco do Teixeira se credenciou para disputar a etapa nacional do concurso, que acontece em julho. Participam da disputa os ganhadores das 25 cidades participantes do evento, com o intuito de revelar o Melhor Buteco do Brasil. Até o momento, quem detém o título é o Bar do Braz, de  Campinas.

Em 2023, o Rio de Janeiro realizou a sua 16ª edição do concurso, com recorde de bares participantes. Foram 132 estabelecimentos espalhados por diferentes bairros da capital, além de Niterói, Baixada Fluminense e ilhas de Paquetá e Gigóia. Niterói marcou presença com 14 bares, quatro a mais do que em 2022. Desse total, metade era estreante.

Leia mais: Bar da Laura: uma história de mães e filhos

 

COMPARTILHE