COMPARTILHE
Maria Ramos Alves Pereira, de 10 anos, vai ter que esperar a quarentena acabar para poder tomar vacina. Isso porque convive com uma tia que positivou para Covid-19 na última semana. O irmão dela, Bernardo Alves, de 7 anos, se vacina nesta quinta-feira, dia 27, conforme o calendário de vacinação da Prefeitura de Niterói. O município já vacinou 3.447 crianças até a última terça-feira (25).
A avó de Maria e Bernardo, Sonia Alves, garantiu que os dois vão tomar o imunizante.
– Eu não tenho motivo para não confiar na ciência e não vejo a hora de eles poderem ir ao posto tomar a vacina. Eu tomei, meus filhos tomaram e ninguém teve problemas. A gente confia muito na ciência. Sempre que surgir alguma vacina que os cientistas disserem ‘tem que tomar’, eu vou tomar e meus netos também – enfatiza a comerciária, de 64 anos.
Intervalo seguro
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro recomenda que a vacinação seja adiada para as pessoas com quadro sugestivo de infecção em andamento. Neste caso, deve-se esperar a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.
Segundo a infectologista Ana Maria Tristão, no caso de uma criança que teve contato com pessoas com Covid-19 e não manifestou sintomas e nem foi testada, é preciso avaliar.
– É importante analisar o tipo de contato, tempo, se a pessoa com Covid-19 estava com máscara, se a criança usava máscara. Na dúvida, procure o posto de saúde mais próximo e peça uma avaliação da equipe médica – orienta.
Leia mais: Volta às aulas em Niterói está prevista para o dia 7
A Prefeitura de Niterói informou que para receber o imunizante, as crianças precisam ter intervalo de 15 dias de qualquer vacina. A criança tem que estar acompanhada de um responsável legal que deverá estar de posse da carteira de vacinação do menor. A vacinação deste grupo acontece na Policlínica Sérgio Arouca (Vital Brazil), Policlínica Regional de Itaipu e Policlínica Regional Dr. Renato Silva (Engenhoca). A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até 16h.
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS
26/01 – 8 anos
27/01 – 7 anos
28/01 – 6 anos
31/01 – 5 anos
Repescagem: de 01/02 à 04/02 (terça à sexta)
Leia também: Saiba onde se vacinar e fazer testes de Covid-19 em Niterói
ENDEREÇOS DE VACINAÇÃO DE CRIANÇAS
– Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
– Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
– Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até 16h.
DOCUMENTAÇÃO
– Carteira de vacinação da criança;
– Identidade ou certidão de nascimento;
– CPF ou cartão SUS;
– Comprovante de residência do representante legal;
– Laudo médico indicando condição clínica (comorbidades e deficiência permanente).
COMPARTILHE