COMPARTILHE
Uma boa notícia para os passageiros das barcas: a partir desta quinta-feira, dia 18, os intervalos entre as viagens na Estação Arariboia e Praça XV voltarão a ser de 20 minutos – e de 15 nos horários de rush. Com isso, a CCR retorna à grade de horários pré-pandemia. A concessionária acatou a determinação do retorno feita pela Secretaria do Estado de Transporte (Setrans) e antecipou a normalização da operação das viagens.
Leia mais: Catamarã de Charitas já tem data para voltar a operar, e intervalo das Barcas será reduzido
Como ficam os horários
Além do retorno aos intervalos normais de 20 minutos, entre as 6h30 e as 10h dos dias úteis, o intervalo entre as viagens será de 15 minutos. O fim de semana também sofre alterações. Aos sábados, os embarques voltam a ser feitos a cada 30 minutos, e não a cada um hora, como tem ocorrido.
Domingos e feriados continuam com viagens a cada hora. As saídas da praça Arariboia para a Praça XV ocorrerão das 5h30 às 23h30, e os embarques no sentido Praça XV – Praça Arariboia, das 6h às 23h.
O valor da tarifa não sofre alteração.
Confira a nova grade de funcionamento das barcas, por trajeto:
Praça Arariboia – Praça XV
Segunda a sexta-feira:
Sábados:
Domingos e feriados:
Praça XV – Praça Arariboia
Segunda a sexta-feira:
Sábados:
Domingos e feriados:
Determinação do estado
Embora tenha concessão válida até 2023, a CCR Barcas já deixou claro que não pretende continuar operando o sistema hidroviário. Mas a Setrans determinou a normalização das viagens Arariboia-Praça XV, assim como a reabertura da Estação Hidroviária de Charitas, fechada desde o começo da pandemia.
O Governo do Estado chegou a publicar no Diário Oficial o plano de retorno do serviço, como o A Seguir: Niterói havia antecipado, no começo de outubro, que ocorreria.
Ainda segundo o planejamento da Setrans, o retorno da linha Charitas–Praça XV será gradual, a partir do começo de dezembro, mas só será pleno em 2022. Na primeira fase, estão previstas oito travessias por dia no sentido Rio e nove no sentido Niterói. A partir de 10 de janeiro, a grade de horários anterior à pandemia será retomada.
COMPARTILHE