Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Catamarã de Charitas já tem data para voltar a operar, e intervalo das Barcas será reduzido

COMPARTILHE

Governo estadual divulgou o plano de restabelecimento do transporte aquaviário, que volta a operar nos horários anteriores à pandemia
Crise das barcas vem se alastrando desde o começo do ano. Foto: Divulgação/CCR
Foto: Divulgação

Fechado desde março de 2020, o Catamarã de Charitas já tem data para voltar a operar: 4 de dezembro. Já a linha Praça XV – Arariboia retorna aos horários pré-pandemia em 20 de novembro. Essa é a determinação do Governo do Estado, que publicou no Diário Oficial o plano de retorno do serviço aquaviário, como o A Seguir: Niterói havia antecipado no começo de outubro.

Pelo planejamento da Secretaria Estadual de Transportes, o retorno da linha Charitas – Praça XV será gradual, começando em 45 dias, mas só será pleno em 2022. Na primeira fase, estão previstas oito travessias por dia no sentido Rio e nove no sentido Niterói. A partir de 10 de janeiro, a grade de horários anterior à pandemia será retomada.

Veja como ficam os horários da linha Charitas – Praça XV na primeira fase da retomada:

Nova licitação

A retomada da operação do Catamarã, prevista para janeiro de 2022, segue o planejamento que a Subsecretária de Mobilidade e Integração Modal, da Secretaria de Transportes (Setrans), Paula Azem, havia confirmado em entrevista ao A Seguir: Niterói. A intenção do governo estadual é remodelar o sistema aquaviário.

Para isso, a Setrans prepara uma licitação para definir o novo modelo de concessão, e todas as possibilidades estão abertas: da revisão de linhas, estações e tipo de barcas ao financiamento do serviço pelo estado do Rio e pelas prefeituras do Rio de Janeiro, Niterói e, eventualmente, São Gonçalo.

COMPARTILHE