24 de maio

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

VLT nos trilhos, em Niterói: projeto tem apoio e verba do governo federal

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Prefeito Rodrigo Neves informou ter sido provada uma “cooperação” com o governo federal para a implantação do futuro VLT da cidade
Projeto - VLT Av Benjamin Constant
Pelo estudo inicial, VLT passa pela Av Benjamin Constant, no Barreto. Foto: Prefeitura de Niterói

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, usou suas contas pessoais em redes sociais para informar que foi aprovada uma “cooperação” com o governo federal relacionada com a implantação do futuro VLT da cidade.

Leia mais: Alugar ou comprar em Niterói? Veja os números do mercado imobiliário

“Encerrando a agenda em Brasília com mais uma conquista para Niterói: aprovação de cooperação com o governo federal para o projeto do primeiro VLT de Niterói, ligando o Barreto ao Centro, de nossa cidade. Um passo importante para um futuro ainda melhor e mais sustentável para Niterói”, postou Rodrigo Neves, no seu perfil do Instagram, sem informar mais detalhes de que forma se dará essa cooperação.

O município já foi contemplado com verba do governo federal para a implantação do VLT. Em julho do ano passado, o então prefeito Axel Grael informou que Niterói iria receber R$450 milhões do governo Federal para implantar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O recurso é proveniente do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções.

Cerca de um mês depois, Câmara Municipal de Niterói aprovou o Projeto de Lei 170/2024 – Mensagem Executiva 15/2024, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com garantia da União, a fim de implementar o projeto de mobilidade urbana sustentável “Projeto VLT Niterói”, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

O valor solicitado para o empréstimo foi  R$ 182.152.974,66 (cento e oitenta e dois milhões e cento e cinquenta e dois mil e novecentos e setenta e quatro reais e sessenta e seis centavos).

Metrô

Na área de transporte, outro objetivo que vem sendo perseguido por Rodrigo Neves é a construção da linha 3 do Metrô. No último dia 19, a prefeitura informou ter firmado uma parceria com a Secretaria Estadual de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram) para a realização de um “pacote de obras”, do qual faz parte a realização, por parte do governo do estado, de estudos para tirar do papel a Linha 3 do Metrô.

 

 

COMPARTILHE