No dia 24 de maio é celebrada Santa Sara Kali, a padroeira dos ciganos. Em Niterói, a data será comemorada com um jantar temático no Nossas Raízes Bistrô, no Centro, que mantém uma imagem da santa no local. A chef Francis Oliveira contou que a imagem foi presente de uma amiga e não passa um dia sem estar devidamente ornamentada com uma flor. A ideia de fazer algo em sua homenagem vinha sendo acalentada há algum tempo.
– Somos umbandistas e cultuamos os ciganos, então, fazer um evento em homenagem a Santa Sara é algo que faz sentido para nós. O povo cigano optou pela liberdade de não ter uma pátria só e muito das suas tradições se mantém graças às manifestações culturais. Pela nossa ótica, o povo negro também manteve sua tradição graças à cultura e oralidade. Achamos que a data conversava com o Nossas Raízes – explicou Francis que define seu restaurante como sendo um “quilombo urbano”.
Tradicionalmente, é a feijoada o prato principal do local, servido em horário de almoço. O jantar em homenagem a Santa Sara vai inaugurar um novo momento do restaurante, com funcionamento ampliado para a noite às sextas e sábados. Como o povo cigano está espalhado pelo mundo, a chef optou por buscar comidas relacionadas com a tradição árabe, com a qual as pessoas, no Brasil, geralmente estão familiarizadas.
O menu degustação é formado por uma entrada, três pratos e duas sobremesas. Para os pratos, a chef escolheu o cuscuz, charutinho recheado e arroz de cordeiro – todos com suas respectivas simbologias que indicam sorte, esperança e a fartura das caças.
Para participar do jantar, a chef pede que seja feita reserva para que ela possa se organizar. Quem, porém, chegar no restaurante de última hora e não quiser participar do evento, também será bem-vindo e terá à disposição cardápio enxuto de petiscos.
Outro pedido feito pela Francis é que as pessoas venham vestidas a caráter – flores no cabelo e saia rodada para as mulheres, lenço na cabeça ou na cintura para os homens. A casa terá decoração e trilha sonora especiais para o evento, além de uma atração extra: a leitura de cartas de baralho cigano por uma cliente do restaurante.
– A ideia é ter uma noite de muita alegria – disse Francis.
Santa Sara Kali
Santa Sara Kali, também conhecida como Sara, a Negra, é uma figura envolta em mistério e lenda. Para os ciganos, ela é uma protetora poderosa. Sua imagem está presente em muitas casas e altares, onde é venerada com profundo respeito.
Todo ano, no dia 24 de maio, ciganos de todo o mundo viajam para Saintes-Maries-de-la-Mer, na França, onde, na cripta da igreja de Saint Michel, estariam as relíquias da santa. Na cidade, os ciganos, em peregrinação, levam a estátua de Santa Sara Kali até o mar. A lenda mais comum a respeito dela afirma que Sara era uma serva das santas bíblicas Maria Salomé, Maria Jacobe e Maria Madalena, que chegaram à costa da França (Saintes-Maries-de-la-Mer) após a crucificação de Jesus.
Os devotos de Santa Sara Kali na Umbanda celebram a data com cerimônias nos terreiros onde são feitas oferendas de flores, velas, frutas, incenso e objetos simbólicos. Na Umbanda, a santa é vista como uma mãe protetora. Ela é associada à água, representando a purificação e a renovação espiritual. Suas cores são frequentemente azul e branco, simbolizando paz, serenidade e espiritualidade.
Santa Sara Kali também é venerada como uma entidade que promove a justiça e a equidade, refletindo a luta contra a opressão e a desigualdade. Sua imagem é frequentemente associada à força, à resiliência e à sabedoria.
Serviço
Jantar cigano em homenagem a Santa Sara Kali
Dia 24 de maio (sábado), a partir das 19h
Local: Nossas Raízes Bistrô – Rua Visconde de Sepetiba, 66, Centro.
Valor: R$ 98 por pessoa, bebidas à parte
Reservas: 21. 9887335260
O local funciona de segunda à quinta-feira, das 11h30 às 15h; sextas e sábados das 11h30 até às 22h.
Leia também: Mondial de la Bière: capítulo 3