14 de maio

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Noi fará almoço harmonizado com cerveja

Almoço Harmonizado Noi 001

A cervejaria Noi começa, neste sábado, 17 de maio, a oferecer uma nova experiência na sua fábrica, em Itaipu. Será realizado o primeiro almoço harmonizado com cerveja no restaurante que funciona em anexo.

O menu é composto por cinco etapas e seis cervejas e será guiado pelo sommelier José Padilha. Para ele, o almoço harmonizado, além de divertido, “proporciona um novo conhecimento que pode ser replicado em outras ocasiões”:

– Imagine sair da mesa se sentindo um especialista em cerveja. Vamos brincar com sabores, testar combinações entre as cervejas da Noi e os pratos do cardápio e descobrir harmonizações que a pessoa poderá reproduzir por conta própria sempre que voltar. É uma experiência que transforma a maneira como você bebe, come e aprecia uma refeição – afirmou Padilha.

Para a Lupulinário, o sommelier explicou as escolhas das cervejas que fez para cada item do cardápio:

– Para começar, teremos um drink de boas vindas. Será com chope Noi Bionda (Lager) para abrir o apetite com leveza, sem interferir nos sabores que virão. A carbonatação da cerveja ajuda a “limpar” o paladar.

Salada de queijo com nozes

– A salada de queijo com nozes será acompanhada pela Noi Oro (Premium Pilsen). É uma cerveja leve, mas duplo malte, com paladar mais marcante. Vai harmonizar com a leveza da salada e limpa da boca a gordura do queijo e das nozes.

Bolinho de bacalhau com molho de ervas

–  O Bolinho de bacalhau com molho de ervas vamos harmonizar com Noi Bianca (Weiss). A ligeira acidez complementa o bacalhau, as notas de especiarias harmonizam por semelhança com o molho de ervas e o baixo amargor contrasta com o sal do prato.

Mix de linguiças com molho de mostarda escura

– Para essa etapa do cardápio, a cerveja escolhida é a Noi Rossa (Irish Red Ale). As notas tostadas e de caramelo da cerveja combinam com perfeição com a carne curada e o tempero das linguiças, além do álcool cortando a gordura.

Joelho de porco com batata calabresa

– Este prato será harmonizado com a Noi Avena (Belgian Pale Ale). A complexidade com notas frutadas e de especiarias da cerveja combina com a carne defumada do porco e com os condimentos da batata.

Tiramisù

– A sobremesa será um Tiramisù a ser acompanhado por uma Noi Cioccolato (Russian Imperial Stout). Essa é uma harmonização onde o chocolate e o café harmonizam por semelhança com as notas de café e chocolate do malte torrado e o alto teor alcoólico elevado enfrenta a gordura do mascarpone.

E não, não acabou.

– Ao final dessa experiência será oferecida uma Noi Bárbara (Barleywine), que funciona como um aperitivo para encerrar a refeição, deixando um sabor de quero mais.

Visita à fábrica

Para quem quiser um programa ainda mais completo, será possível fazer uma visita guiada à fábrica da Noi, que fica anexa ao restaurante, antes do almoço harmonizado. O passeio tem duração aproximada de 1h30 e começa às 11h.

Serviço

Almoço harmonizado com José Padilha

Data: Sábado, 17 de maio, às 13h

Local: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1964, Itaipu

Valor: R$ 190

Combo com visita guiada à fábrica + almoço: R$ 230

Reservas: (21) 2611-0619

 

Leia mais: Harmonização de Páscoa: vinho x cerveja

COMPARTILHE